Senador cobra envio do acordo sobre recomposição das forças de segurança do DF
Izalci Lucas (PSDB) cobrou o cumprimento do acordo e envie o PLN que trata da recomposição salarial das forças de segurança do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O líder da bancada do Distrito Federal no Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB), cobrou em plenário o cumprimento do acordo que trata do reajuste salarial de 18% das forças de segurança do DF. Segundo ele, o líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), ainda não sinalizou quando, de fato, o reajuste será pago.
Nesta quarta-feira (31/5), termina o prazo para o envio do acordo que visa conceder a recomposição aos policiais e bombeiros do DF.
“Vou fazer um apelo para o senador Randolfe que exija do governo o cumprimento [do acordo]. Foi feito um acordo com o Congresso Nacional e não dá para a gente ficar justificando que não veio ou não chegou”, cobrou Izalci em plenário nesta terça-feira (30/5).
As forças de segurança do DF estão com salários defasados. No caso da Polícia Civil, por exemplo, os delegados de classe especial, o último nível da carreira, têm salário menor do que os profissionais de 19 estados, segundo levantamento da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).
Segundo o GDF, o reajuste salarial de 18% para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF não representaria qualquer aumento de despesa para o governo federal. O atual orçamento do Fundo Constitucional do DF (FCDF) comportaria a recomposição sem necessidade de mais aporte pela União, de acordo com o Executivo local.
O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz (MDB), reuniu-se, também nesta terça, com Ricardo Cappelli, que representava o Ministério da Justiça.
Segundo o distrital, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) será encaminhado “em breve”. “Além disso, também será editada uma medida provisória para agilizar e assegurar a efetivação desse reajuste tão esperado”, escreveu nas redes sociais.
Mais cedo, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse que a demanda ainda encontra-se em análise, e citou quais os pontos observados. Veja a íntegra da resposta enviada à coluna Grande Angular:
“Informamos que a demanda por reajuste das forças de segurança do DF encontra-se em análise neste Ministério, processo este que considera, além de aspectos técnicos inerentes à proposta, questões jurídicas e orçamentárias. Assim que a análise for concluída, serão dados os devidos encaminhamentos.”