metropoles.com

Senado não vota emenda que garantia paridade salarial entre PCDF e PF

O líder do governo federal no Senado, Jaques Wagner, prometeu criar um grupo de trabalho para discutir a reivindicação dos policiais civis

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fotografia colorida mostra homens de preto com uniforme da Polícia Civil
1 de 1 Fotografia colorida mostra homens de preto com uniforme da Polícia Civil - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Senado Federal não colocou em votação, nesta quarta-feira (29/5), a emenda que pretendia garantir a paridade salarial entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Federal (PF).

Na noite dessa terça-feira (28/5), a senadora Leila Barros (PDT) apresentou emenda ao projeto de lei nº 1.213/2024, que aumenta os salários de várias categorias. No caso da PF, a remuneração mensal de um delegado chegará a R$ 41.350 em 2026, o que representa reajuste de 27,48%.

A proposta de Leila determinava que a PCDF recebesse o mesmo aumento concedido à PF. As corporações são “institucionalmente coirmãs” e têm a mesma origem, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). A diferença salarial, de acordo com a entidade, é de 23% atualmente.

O Senado aprovou o PL – que já havia recebido o aval da Câmara dos Deputados no dia 21 de maio –, mas não analisou as emendas apresentadas ao projeto. Inicialmente, a coluna publicou que o Senado rejeitou a emenda, porém, o Senado não chegou nem a analisar a proposta específica e concluiu a votação do PL nº 1.213/2024 sem apreciar a emenda.

A reivindicação da paridade entre as corporações deve continuar a ser discutida no Congresso Nacional. O líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), se comprometeu a instalar grupo de trabalho para debater os pedidos da PCDF e, também, dos ex-territórios.

Reajuste

O último reajuste concedido aos policiais civis do DF foi de 18% e 24%, dependendo da categoria, dividido em duas parcelas. A primeira foi paga em julho de 2023 e a última foi incorporada em janeiro de 2024.

Veja como ficaram os salários da PCDF:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?