Sem recurso, blocos Baratinha e Praça dos Prazeres estão ameaçados
Os tradicionais blocos de Carnaval Baratinha e Praça dos Prazeres não foram contemplados pelo chamamento público da Secretaria de Cultura
atualizado
Compartilhar notícia
Dois tradicionais blocos de Carnaval do Distrito Federal, o Baratinha e a Praça dos Prazeres, ficaram de fora da seleção da Secretaria de Cultura do DF para distribuição de recursos e estão ameaçados de não participar da folia de 2024.
O resultado dos 56 blocos contemplados pelo chamamento público foi divulgado na noite dessa terça-feira (11/1). Serão investidos R$ 6,3 milhões para os grupos carnavalescos.
O fundador do Baratinha, Luiz Lima, disse que não há tempo para obter outras fontes de recurso, por isso, o bloco pode não sair em 2024. A folia estava programada para os dias 10 e 11 de fevereiro.
“Temos um histórico de 34 anos de contratação pelo Governo do DF. O bloco fica ameaçado em 2024 porque não há nem tempo para correr atrás dos recursos necessários para colocá-lo na rua”, afirmou. Segundo o organizador, o Baratinha reúne 85 mil foliões por dia.
Uma das responsáveis pela Praça dos Prazeres, Jul Pagul disse que, sem o apoio do GDF, é inviável organizar o bloco para o Carnaval, que será no mês que vem.
“Estamos chocadas com a falta de transparência. Não sabemos nada sobre alvará. Tivemos hoje que ir na secretaria pessoalmente solicitar os documentos que já deveriam estar publicizados”, queixou-se. De acordo com Jul Pagul, o bloco reúne mais de 35 mil pessoas por dia de folia.