Segundo turno: Ibaneis confirma passe livre a partir das 6h
Em publicação no Twitter, chefe do Executivo local escreveu que DF cumpre decisão judicial, assim como outras unidades da Federação
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou, nesta terça-feira (25/10), que cumprirá a determinação judicial para liberação das catracas do transporte público do Distrito Federal no segundo turno das eleições. O passe valerá das 6h às 19h de domingo (30/10).
Em publicação no Twitter, o chefe do Executivo local ratificou que o DF segue a mesma medida adotada por outras unidades da Federação.
Leia:
Corrigindo o post anterior: cumprindo uma decisão judicial e seguindo outros estados, os transportes públicos terão suas catracas liberadas entre 6h e 19h, para facilitar o deslocamento dos eleitores no 2º turno das eleições neste domingo (30).
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) October 25, 2022
Os ônibus vão circular nos mesmos horários de sábado, com reforço das linhas mais demandadas. Nas áreas rurais, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) adotará a tabela de dias úteis. O metrô terá funcionamento especial, com viagens a partir das 6h.
Presidente do TRE-DF elogia decisão
A liberação do transporte gratuito ocorreu após a Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) conceder liminar que obriga o Executivo a oferecer o serviço sem custos à população.
Nesta terça-feira (25/10), o desembargador Roberval Belinati, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), elogiou a decisão judicial.
“A medida vai aumentar a acessibilidade dos eleitores ao voto, fazendo diminuir a abstenção, que foi de 17,54% no primeiro turno, no DF, quando 300 mil eleitores deixaram de comparecer às seções eleitorais”, relembrou.
Roberval Belinati também parabenizou Ibaneis Rocha, que optou por não recorrer. “Espero que a liminar seja rigorosamente cumprida, no metrô e nos ônibus, entre as 6h e as 19h de domingo”, ressaltou o magistrado.