metropoles.com

Secretaria de Educação quer reassumir gestão de ônibus escolares para não perder R$ 5,7 mi

A pasta pediu à Casa Civil para alterar decreto que prevê gestão do sistema pela TCB. A secretaria voltaria a administrar 168 coletivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
onibus escolar
1 de 1 onibus escolar - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Para não perder recurso milionário do Governo Federal, a Secretaria de Educação do DF quer alterar o Decreto nº 40.385, de janeiro de 2020. A norma transferiu à Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) a gestão e a operação do Serviço de Transporte Escolar. A pasta precisa, no entanto, voltar a ter a gerência de seus próprios coletivos escolares, os chamados “amarelinhos”, para não deixar de receber R$ 5,7 milhões – montante referente apenas a 2021.

A área técnica da Secretaria de Educação pediu à Casa Civil que edite o decreto a fim de que a pasta volte a se responsabilizar por 168 ônibus escolares. Esses coletivos estão atrelados ao Programa Caminho da Escola e não podem ter recursos descentralizados.

O Governo Federal transfere o dinheiro para o funcionamento dos coletivos por meio da Fonte 146, o que inviabiliza a descentralização de recursos. Para gerir os ônibus terceirizados que transportam alunos, a TCB recebe pela Fonte 100, que permite esse tipo de gestão.

Responsabilidade

Assim, com a edição do decreto, a secretaria visa garantir os recursos somente para os ônibus de sua propriedade.

“A revisão em questão se torna necessária apenas quanto à frota de veículos adquiridos por esta pasta, não adentrando nos demais objetos relacionados ao transporte escolar oferecido aos discentes da rede pública de ensino distrital”, assinala a Secretaria de Educação em documento encaminhado à Casa Civil.

Em análise do processo, a TCB disse não ser contra a mudança no decreto. Como não há nova despesa gerada ou prejuízos ao DF, a Casa Civil também autorizou a alteração.

Em 11 de maio, o consultor jurídico do gabinete do titular do Palácienviou minuta de decreto para a deliberação final do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?