metropoles.com

Secretaria de Educação do DF vai vacinar primeiro funcionários de creches

O plano de imunização dos 80 mil trabalhadores das redes pública e privada passa por ajustes para que se possa definir uma data

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

As secretarias de Educação e de Saúde do DF decidiram que os primeiros profissionais da educação a serem vacinados contra a Covid-19 serão os que atuam em creches. Os empregados desses estabelecimentos somam um universo de aproximadamente 10 mil pessoas. Apesar da resolução, as pastas não conseguiram definir uma data para que a imunização desse grupo se inicie.

Representantes das duas secretarias se reuniram nesta sexta-feira (14/5) a fim de definir o calendário. No entanto, após analise do cenário para imunizar trabalhadores das redes pública e privada do DF, as pastas chegaram à conclusão de que seriam 80 mil pessoas, e não haveria doses suficientes.

Por esse motivo, a Secretaria de Educação recebeu a demanda de ajustar o plano original, de forma a estabelecer prioridades, respeitando-se parâmetros educacionais e epidemiológicos.

“O quantitativo de doses enviado pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde do DF não se destina ao público de professores, etapa posterior ao grupo de comorbidades, segundo o Plano Nacional de Vacinação. Porém, por determinação do governador, o GDF iniciará a vacinação dos profissionais da educação concomitante à vacinação do grupo prioritário de comorbidades”, disse a pasta por meio de nota.

Creches

Assim, ficou decidido apenas que o Plano de Vacinação da Educação será feito em etapas, iniciando-se pelos profissionais que atuam nas creches.

“A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou toda a estrutura de vacinação para a execução das etapas do plano de vacinação dos profissionais de educação, que será detalhado gradativamente em conformidade com o recebimento das doses de vacinas Covid pelo Ministério da Saúde. A Etapa I, creches, iniciará brevemente”, diz a nota da pasta.

Expectativa

A perspectiva de que a vacinação dos profissionais da educação, incluindo professores, monitores, merendeiras, estaria próxima foi anunciada em coletiva de imprensa, realizada nessa quinta-feira (13/5), pelo secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

A expectativa é que a vacinação contra a Covid para essa categoria seja feita com parte das 49,9 mil doses de imunizantes recebidas. Desse total, cerca de 12 mil serão destinadas à primeira aplicação e, com isso, o GDF espera separar uma proporção para contemplar a categoria. As outras 12 mil unidades serão usadas como segunda dose de pacientes que já iniciaram o tratamento.

A vacinação dos profissionais de educação será realizada antes do retorno das aulas presenciais. O governador Ibaneis Rocha (MDB) espera o retorno entre junho e julho. O secretário da Casa Civil, no entanto, citou o mês de agosto como data de retorno, durante a coletiva de imprensa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?