Seca: GDF suspende aulas nos centros olímpicos e paralímpicos
Aulas foram suspensas para proteção da saúde dos alunos dos centros esportivos, devido à baixa umidade relativa do ar
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) suspendeu as aulas dos 12 centros olímpicos e paralímpicos do Distrito Federal, nesta segunda-feira (26/8), em razão da baixa umidade relativa do ar.
“A medida visa proteger a saúde dos alunos e pode ser estendida, caso as condições climáticas não melhorem”, informou o GDF. Além disso, nesta tarde, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se reúne com assessores para discutir a situação e definir se novas ações serão necessárias.
A capital do país está há mais de 125 dias sem chuva e, desde domingo (25/8), teve o céu tomado por uma névoa de fumaça. O cenário é resultado da combinação de incêndios em vegetação com as condições de tempo seco e de baixa umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em razão dos possíveis riscos à saúde da concentração de fuligem na atmosfera, além da época de seca, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deu orientações sobre o que fazer e o que evitar na situação atual.
A população deve evitar atividade física quando a umidade relativa do ar estiver baixa e o ar atmosférico estiver comprometido. A corporação também orienta quanto à importância da hidratação contínua ao longo do dia.
Para aliviar o clima seco, também se recomenda manter o ambiente umedecido, com uso de umidificadores ou de toalhas molhadas, por exemplo.
Em caso de incêndio, ligue 193 para acionar o CBMDF ou envie mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, pelo telefone 61 992-247-202 – o número se destina ao recebimento de denúncias sobre fogo em unidades de conservação.