Saúde do DF alerta servidores sobre falta de reagentes para 31 exames
A Secretaria de Saúde disse à coluna que as unidades desabastecidas passaram a comprar os materiais. O contrato da pasta deve ser renovado
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal enviou um comunicado aos servidores avisando que, devido a falta de consumíveis e reagentes, seria interrompida, a partir desta sexta-feira (6/11), a realização de 31 exames bioquímicos, necessários para, por exemplo, diagnóstico de infarto, insuficiência renal e avaliação do fígado.
À coluna Grande Angular, contudo, a pasta informou que os exames não estão interrompidos na rede pública. Segundo a secretaria, as unidades que tiveram desabastecimento passaram a adquirir os materiais por meio do Programa de Descentralização Progressiva das Ações de Saúde (PDPAS).
“Enquanto isso, a pasta providenciou a renovação do contrato com a empresa que fornece os consumíveis e reagentes, que atualmente está em andamento e deve ser concluído nos próximos 15 dias”, afirmou.
Confira o comunicado ao qual a coluna teve acesso:
“Informamos que devido a falta de consumíveis e reagentes, a partir de sexta-feira 06/11/2020 a realização dos exames BIOQUÍMICOS será interrompida (com exceção da dosagem de Hemoglobina Glicada)
Segue a lista dos exames NÃO realizados:
GGT
NA
K
CL
MAGNÉSIO
PROTEINURIA 24H
CPK
FÓSFORO
AMILASE
CREATININA
CLEARENCE DE CREATININA
RELAÇÃO DE ALBUMINA/ CREATININA – RAC
COLESTEROL
TGP
UREIA
Glicose
Lipase
TGO
DHL
Ácido Úrico
Albumina
Bilirrubina
Cálcio
Fosfatase alcalina
Ferro
CKMB
Microalbuminúria
HDL
Magnésio
Proteínas Totais
Triglicérides”