Sarney toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do DF
Com 94 anos, o ex-presidente da República José Sarney assumiu a cadeira 41 do Instituto Histórico e Geográfico do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente da República José Sarney, 94 anos, tomou posse como acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Durante o evento privado que ocorreu na casa de Sarney, em Brasília, o ex-chefe do Executivo contou que foi o primeiro parlamentar a se mudar para a nova capital federal, em dezembro de 1959. Na época, viveu na SQS 105. “Passei 64 anos de minha vida em Brasília”, relatou.
O Instituto Histórico de Geográfico do DF tem objetivo de coletar e preservar materiais que preservam evolução de Brasília desde sua construção, através do estudo da geografia, genealogia e antropologia local.
Na cerimônia, o ex-chefe do Executivo federal também lembrou de momentos da transição da ditadura para a democracia. Sarney foi o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar, entre 1985 e 1990. Assumiu o cargo após o presidente eleito, Tancredo Neves, morrer antes da posse.
O evento ocorreu na residência do ex-presidente porque ele se recupera de uma queda grave na qual quebrou a clavícula, braço e costela.
No Instituto Histórico e Geográfico do DF, Sarney vai ocupar a cadeira 41, do patrono Josué Montello, escritor maranhense que era amigo do ex-presidente. Montello foi embaixador do Brasil na Unesco e atuou para conquistar o reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural e Arquitetônico da Humanidade.