metropoles.com

Sara Winter se retrata após chamar pesquisadora de “abortista”

A ativista Sara Giromini, que se apresentava como Sara Winter, publicou texto em que diz ter feito acusações “de forma infundada e falsa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sara Winter
1 de 1 Sara Winter - Foto: Reprodução

A ativista política Sara Giromini, que se autodenominava Sara Winter até pouco tempo, publicou retratação das ofensas e acusações que fez contra a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Debora Diniz.

Sara foi processada por chamar Debora de “a maior abortista do Brasil”. Ela foi condenada a pagar multa e a se retratar em público.

“Por meio desta mensagem, me retrato publicamente das ofensas e acusações que fiz à Professora Debora Diniz, a qual, de maneira infundada e falsa, acusei de ser ‘a maior abortista do Brasil’, bem como de ter desejado a tortura de uma criança de 10 anos elegível ao aborto legal, fatos que não correspondem à verdade”, escreveu Sara.

Sara disse reconhecer “que Debora Diniz é uma pessoa honrada e íntegra, além de pesquisadora de renome nacional e internacional nas áreas de bioética, direitos humanos e saúde, cujo trabalho sempre possuiu sério compromisso com os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e meninas.”

Sara mudou de nome novamente e agora se apresenta como Sara Huff. Veja a íntegra da retratação:

As acusações de Sara ocorreram no caso da menina de 10 anos submetida a um aborto assistido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quando a ativista compartilhou de forma criminosa dados da menor, assim como do médico responsável pelo caso, o que possibilitou que grupos fossem ao hospital realizar protestos.

Em 2020, Sara liderou o movimento 300 do Brasil e foi presa pela Polícia Federal (PF). Ela era investigada por ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?