metropoles.com

Saiba quem são os advogados que concorrem a duas vagas no TRF-1

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá escolher os dois novos desembargadores do TRF-1, a partir de duas listas tríplices

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
TRF-1 juiz
1 de 1 TRF-1 juiz - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Seis advogados disputam duas vagas de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pelo Quinto Constitucional, que garante à advocacia o direito de compor tribunais.

Na última quinta-feira (14/12), os desembargadores do TRF-1 definiram duas listas tríplices com os nomes dos candidatos, a partir da indicação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai escolher e nomear os dois novos desembargadores, um de cada lista.

Os advogados Diogo Condurú, do Pará, Flávio Jardim, do Distrito Federal, e Liz Marília Guedes Vecci, de Goiás, compõem a primeira lista tríplice.

Eduardo Martins, do DF, Rebeca Moreno, de Rondônia, e Vicente Viana, também do Distrito Federal, disputam a segunda vaga no TRF-1.

Veja o perfil dos advogados que concorrem ao TRF-1:

Vicente Viana
  • Vicente Viana é piauiense, neto de um cearense que trabalhou como camelô em Teresina, capital do estado. O advogado participou de movimentos sociais de combate à pobreza na cidade natal e em Brasília. Ele advogou nas campanhas do PT da capital e do interior do Piauí, participou ativamente da campanha dos juristas contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, além de criticar a Operação Lava Jato. Único candidato do Nordeste na lista tríplice, Viana é criminalista e doutorando em direito constitucional pela Nova School of Law, de Lisboa.
Fotografia colorida de mulher falando em microfone
Advogada Rebeca Moreno
  • Rebeca Moreno é a única representante do Norte na lista do TRF-1, que não tem integrantes dessa região. Neta de lavradores, começou a trabalhar aos 14 anos como menor aprendiz no Banco do Brasil e na loja de tratores da mãe. Ela trabalhou na Defensoria Pública do Estado de Rondônia por 10 anos. Em 2017, tornou-se  procuradora-geral da Câmara de Vereadores da cidade de Ji-Paraná (RO). Atualmente, a advogada atua na área de direito penal e direito previdenciário. A advogada tem apoio da Coalizão Nacional de Mulheres.
Eduardo Martins
  • Eduardo Martins é advogado especializado em direito administrativo e tributário. Ele é sócio do escritório Advocacia Martins, onde atua principalmente com ações relacionadas ao direito administrativo, tributário e civil. Natural de Maceió (AL), Martins é pós-graduado em direito tributário e finanças públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e mestrando em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). Ele é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins.
Advogada Liz Marília Guedes Vecci Mendonca
  • Liz Marília Guedes Vecci é bacharel em direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), hoje PUC Goiás. Em 2001, Liz foi uma das fundadoras do escritório Terra e Vecci Advogados Associados. Entre 2019 e 2021, a advogada atuou como conselheira na OAB-GO. Liz também trabalhou como julgadora na Junta de Recursos Fiscais do Município de Goiânia. Atualmente, a advogada é consultora da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB.
Advogado e procurador do DF Flávio Jardim
  • Flávio Jardim nasceu em Goiânia e formou-se em direito pelo Centro Universitário de Brasília, em 2001. Ele obteve o título de doutor em direito pela Fordham University, em 2018, LL.M. in American Law pela Boston University, em 2003, e mestrado em direito constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em 2012. Atua como advogado e procurador do Distrito Federal. Flávio é sócio do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes. Ele é neto do ex-desembargador Jorge de Morais Jardim e compõe a lista pelo TRF-1 pela segunda vez.
Diogo Seixas Condurú
  • Diogo Condurú é bacharel em direito pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa), possui mestrado em direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e faz doutorado em direito e filosofia política no IDP. Ele tem experiência na área de direito constitucional, com atuação em tribunais superiores. É professor na Escola Superior da Magistratura do Pará (ESM) e no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). Diogo atua como conselheiro da OAB-PA. Em 2021, foi o juiz mais jovem a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?