metropoles.com

Saiba como será segurança em Brasília no 2º turno das eleições

A SSP-DF elaborou o Protocolo de Ações Integradas para segurança de Brasília no dia 30 de outubro, 2º turno das eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
bolsonaristas fazem motociata na Esplanada5
1 de 1 bolsonaristas fazem motociata na Esplanada5 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) preparou o esquema especial de segurança para Brasília neste domingo (30/10), dia do 2º turno das eleições.

O Protocolo de Ações Integradas (POI) estabelece o reforço do policiamento nos pontos de votação, nos locais de apuração de votos, na segurança de juízes eleitorais e na prevenção e monitoramento de crimes eleitorais.

Assim como ocorreu no 1º turno, em 2 de outubro, as equipes de atendimentos de emergência, das delegacias e dos batalhões também receberão reforço. As ruas e rodovias também terão mais agentes dos órgãos responsáveis trabalhando.

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, disse que foram feitos pequenos ajustes internos na programação em relação à segurança do 1º turno.

“Nos reunimos com representantes das instituições envolvidas para avaliar a necessidade de possíveis modificações para o 2º turno, que ocorrerá no próximo domingo. O protocolo colocado em prática se mostrou bastante eficiente, sendo necessário fazer pequenos ajustes internos”, afirmou.

As forças de segurança do DF vão monitorar em tempo real toda a movimentação na capital da República.

A Esplanada dos Ministérios – que é tradicionalmente um ponto de grandes manifestações – estará aberta para trânsito e pedestre, mas há previsão de fechamento da via caso haja intensa circulação ou mobilização de cidadãos no local.

Segundo a SSP-DF, o acesso à Praça dos Três Poderes também poderá ficar restrito se houver grande movimentação. Até o momento, não foi registrado nenhum pedido de manifestação na região central.

“Como em todas as operações com esse grau de sensibilidade e importância, será acionado, no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), o gabinete de gestão estratégica, que é composto por gestores da SSP-DF, do alto comando das forças de segurança e de setores estratégicos dos governos local e federal, repetindo o modelo do primeiro turno e formato adotado em grandes eventos”, disse Júlio Danilo.

STF e TSE

Alguns prédios localizados na Esplanada dos Ministérios e que já foram alvos de manifestantes em outras ocasiões, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, serão protegidos com gradis instalados pelos próprios órgãos.

O mesmo ocorrerá no Ministério da Justiça e Segurança Pública e no Ministério de Relações Exteriores, além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses prédios contarão com segurança própria e reforço da Polícia Militar do DF.

As urnas foram lacradas no último dia 19 de outubro e, desde então, estão sob vigilância e monitoramento diuturno de policiais militares, segundo a SSP-DF.

O transporte dos equipamentos para os locais de votação será feito sob escolta da PM, que fará o monitoramento das escolas e das 20 juntas de apuração até depois do término da votação.

A Polícia Federal (PF) vai alocar equipes em cada uma das 19 zonas eleitorais, compostas por delegado, escrivão, agente e papiloscopistas, para atuar em casos de crimes eleitorais no dia do pleito.

A Superintendência da Polícia Federal em Brasília, localizada no Setor Policial Sul, será a base para encaminhamento de eventuais ocorrências de crimes eleitorais.

O TRE-DF não decretou proibição do comércio de bebidas alcoólicas. Portanto, não há lei seca no domingo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?