Roriz e Obama têm algo em comum. A data de aniversário e só
O dia 4 de agosto é a data de aniversário do ex-governador do DF e do presidente dos Estados Unidos. No mais, os dois políticos são totalmente diferentes
atualizado
Compartilhar notícia
O dia 4 de agosto é a data de aniversário do ex-governador Joaquim Roriz e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Pronto. E isso é tudo que eles têm em comum.
Agora, começam as diferenças. Roriz completa nesta quinta-feira (4/8) 80 anos. Obama faz 55.
Já Roriz, não conseguiu terminar seu primeiro mandato como senador. Renunciou em julho de 2007, na tentativa de escapar de um processo de cassação decorrente do envolvimento do político no escândalo da Bezerra de Ouro.
Obama é havaiano, de Honolulu. Roriz é goiano, nascido em Luziânia. O ex-governador do DF surfou nas ondas de Corumbá IV, usina que sob pretexto de garantir o abastecimento de água no Distrito Federal por 100 anos rendeu ao DF, até agora, denúncias de superfaturamento e direcionamento na obra, em processos do Tribunal de Contas do DF. Nunca houve, no entanto, condenação sobre o caso.
O presidente dos Estados Unidos é formado em Ciências Políticas pela Universidade de Columbia e em Direito, por Harvard. Roriz fez a escola da vida. Não tem diploma, embora tenha frequentado o curso de Economia do antigo Ceub, hoje UniCeub.
Na política, Roriz é considerado um populista mais conservador. Manteve-se no poder durante 14 anos alçado pelas medidas assistencialistas. Obama seguiu uma linha progressista e promoveu reformas, como a da saúde, que quase lhe custaram a reeleição.
Ficha suja
Obama termina em breve seus oito anos de mandato sem nenhum arranhão em sua biografia política. Já o nosso ex-governador tem um extenso histórico de complicações na Justiça, o que lhe rendeu a marca de ficha suja.
As diferenças, entretanto, vão além. Recentemente, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, deu mais uma demonstração de que tem o dom da oratória. Durante a Convenção Democrata, ela defendeu a candidatura de Hillary Clinton com um discurso que emocionou o mundo e viralizou nas redes sociais.
Weslian Roriz, ex-primeira-dama do DF, é muito querida na capital federal. Porém, não leva jeito nenhum para a política, muito menos para falar em público. Ela também ficou famosa por um de seus discursos durante a campanha de 2010. Mas, nesse caso, sua popularidade foi calçada em uma gafe, quando durante um debate se confundiu e disse que defenderia “toda aquela corrupção”.