Roberval Belinati e Sebastião Coelho são eleitos para Corte do TRE-DF
Desembargadores Roberval Belinati e Sebastião Coelho tomarão posse no Tribunal Regional Eleitoral do DF em 22 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
Os desembargadores Roberval Casemiro Belinati e Sebastião Coelho da Silva tomarão posse da administração do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) em 22 de abril. Na mesma data, um deles será eleito presidente do órgão. Aquele que for menos votado ficará com o cargo de vice-presidente e corregedor.
Belinati e Sebastião Coelho ficarão à frente da Justiça Eleitoral do DF até abril de 2024. Na data da eleição, os desembargadores Nilsoni de Freitas Custódio e João Egmont Leoncio Lopes tomarão posse como membros suplentes da Corte Eleitoral.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal dos Territórios (TJDFT) elegeu na terça-feira (8/2) os dois novos desembargadores daquela Corte que assumirão a administração do TRE-DF. Belinati recebeu 39 votos e Sebastião, 25. O desembargador Mario-Zam Belmiro também concorreu a uma das duas vagas, mas teve 22 votos.
Pela tradição histórica do TRE, o colegiado costuma escolher o mais antigo na carreira para assumir a presidência, o que tornaria Belinati presidente do Tribunal. A opção ficará a cargo de dois desembargadores do TJDFT, dois juízes eleitorais, dois representantes da advocacia e um desembargador do TRF-1.
Eleição para o TJDFT
Na última terça, o desembargador José Cruz Macedo foi eleito como novo presidente do TJDFT. Em decorrência da atual fase da pandemia, a sessão do pleno foi realizada por videoconferência.
A nova direção da Corte será composta, também, pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho, que assumirá o posto de corregedor da Justiça, além dos vice-presidentes, os desembargadores Ângelo Canducci Passareli e Sérgio Xavier de Souza Rocha.