metropoles.com

Republicanos-DF sai em defesa de Ibaneis: “Homem democrático”

O Republicanos-DF integra a base de apoio a Ibaneis. O partido tem três deputados federais eleitos entre os oito parlamentares do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha posa para foto entre o presidente do diretório regional do Republicanos no DF, Wanderley Tavares, e a ex-ministra e pré-candidato ao Senado, Damares Alves - Metrópoles
1 de 1 O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha posa para foto entre o presidente do diretório regional do Republicanos no DF, Wanderley Tavares, e a ex-ministra e pré-candidato ao Senado, Damares Alves - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Republicanos-DF saiu em defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Em nota, o diretório regional do partido condenou a depredação do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, ocorrida no domingo (8/1), mas criticou a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes de afastar Ibaneis do cargo por 90 dias.

“Sobre o afastamento do governador Ibaneis Rocha, o Republicanos acredita no trabalho do governador, que tem um histórico de homem democrático, defesor da lei e da ordem, durante a sua atuação na gestão públcia e na advocacia”, disse.

“A executiva do Republicanos no Distrito Federal condena a depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília e afirma que, em uma democracia, a oposição política deve ser feita por meio do debate de ideias, críticas construtivas e com a execução de projetos que conduzam o país por um caminho de desenvolvimento econômico e social”, afirmou o Republicanos-DF.

O Republicanos-DF integra a base de apoio a Ibaneis com três dos oito deputados federais e um deputado distrital. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro (PL), Damares Alves, foi eleita senadora no DF pelo Republicanos.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também criticou o afastamento de Ibaneis e disse que a medida “pode ser algo tanto quanto arbitrário”.

“O governador de Brasília pode ter agido com falta de competência, não contra a democracia. Então, talvez, esse afastamento pode ser algo tanto quanto arbitrário neste momento. Ninguém é eficiente 100% do tempo. Se alguém erra, não é motivo para ser afastado”, disse Zema.

Treze instituições que representam diversos seguimentos do setor produtivo assinaram uma nota em que pedem ao Legislativo e ao Judiciário o restabelecimento de Ibaneis como governador, “reeleito legitimamente pelo povo do DF, em primeiro turno”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?