metropoles.com

Relatório da intervenção: Cappelli diz que ex-comandante da PMDF perdeu o controle no dia 8/1

Cappelli reconheceu que o comandante chegou a ir à campo para atuar contra os vândalos, mas afirmou que tropas não o obedeceram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wey Alves/Especial Metrópoles
Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança do Distrito Federal, dá coletiva de imprensa junto à autoridades e chefes de segurança do DF sobre manifestação bolsonarista programada para hoje. Ele aparece sentado, de lado, segurando microfone na mesa - Metrópoles
1 de 1 Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança do Distrito Federal, dá coletiva de imprensa junto à autoridades e chefes de segurança do DF sobre manifestação bolsonarista programada para hoje. Ele aparece sentado, de lado, segurando microfone na mesa - Metrópoles - Foto: Wey Alves/Especial Metrópoles

O interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, disse que o então comandante-geral da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira, “perdeu a capacidade de comando das tropas ao longo do dia 8 de janeiro”.

A afirmação foi feita durante apresentação do relatório da intervenção nesta sexta-feira (27/1). O coronel está preso por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no âmbito da investigação de eventual omissão ou conivência da chefia da PMDF durante a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Interventor diz que acampamento do QG foi central para atos antidemocráticos: “Minicidade golpista”

Fábio Augusto Vieira foi pessoalmente atuar contra os extremistas, mas não foi respeitado pelos subordinados. “Fez apelos que foram ignorados e que não foram atendidos”, ressaltou Cappelli.

“Na hora que a polícia é politizada pelo Poder Público, quem assume o comando tem sua capacidade de comando seriamente atingida. Então, aqui não vai nenhum julgamento. Aqui é registro de fato.”

Para o interventor, o comandante atuou individualmente. “Há inquérito no STF, apuração na Corregedoria da Polícia Militar que vai apurar a conduta não só do comandante, mas também do subcomandante nessa questão”, afirmou.

Depoimento

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-comandante-geral afirmou que o Exército Brasileiro impediu a ação dos PMs para conter os extremistas durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Segundo o coronel, o Exército, a todo momento, “discordou da operação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?