metropoles.com

Relator no TSE vota para TRE-DF retomar processos contra Rollemberg

O ministro Mauro Campbell foi a favor de recursos do governador Ibaneis Rocha (MDB) para que os autos das ações voltem para a Corte local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg Governador
1 de 1 Rodrigo Rollemberg Governador - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Mauro Campbell Marques, relator de recursos do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), contra o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), votou a favor da retomada de processos por abuso de poder político nas eleições de 2018.

A Corte eleitoral iniciou o julgamento nesta quinta-feira (22/10). O relator deu provimento a pedidos de Ibaneis para que os autos retornem ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e ocorra a instrução probatória, que é a fase da coleta de provas. A análise foi adiada após o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pedir vista.

Ibaneis acusou Rollemberg (foto em destaque) de utilizar a máquina pública em benefício da campanha. Segundo as ações, teria ocorrido coação de comissionados, exoneração de funcionários públicos que teriam se recusado a declarar apoio ao então candidato, simulação de programa social, utilização de viatura oficial para transporte de material de campanha e uso indevido da comunicação institucional.

Advogado de Ibaneis, Bruno Rangel disse que houve “atropelamento da fase de instrução”. “Cabe ao Ministério Público e ao próprio relator prosseguirem com a produção de prova para que, ao final, o processo seja julgado ou não procedente”, afirmou.

Os advogados de Rollemberg e do ex-secretário das Cidades Marcos Dantas, Rodrigo Pedreira e Janaína Rollemberg, negaram quaisquer irregularidades, pediram o indeferimento dos recursos e a manutenção das decisões do TRE-DF.

“O TRE-DF afastou a caracterização do abuso de poder político”, pontuou Pedreira. “Não é possível reconhecimento de inelegibilidade porque não tem indício de prática de ilícito ou gravidade a ponto de desequilibrar as eleições para o cargo de governador do DF em 2018”, assinalou.

Confira, na íntegra, o início do julgamento:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?