Reforma do Teatro Nacional começa no 1º semestre de 2022, diz Ibaneis
O Teatro Nacional Cláudio Santoro está fechado há oito anos. A comunidade cultural cobra a reabertura do prédio icônico de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (6/1), que a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro está prevista para começar ainda no primeiro semestre de 2022.
No Twitter, o governador do Distrito Federal informou que o edital para reformar a Sala Martins Penna, a primeira etapa da obra, está em fase de conclusão.
Veja fotos do Teatro Nacional:
O Teatro Nacional está fechado há oito anos. “Desde o 1º dia do nosso governo, estamos resolvendo pendências deixadas por um projeto de reforma, buscando até mesmo financiamento externo”, escreveu Ibaneis.
1/2
Fechado há 8 anos, vamos começar as obras para reabrir o Teatro Nacional Cláudio Santoro. Desde o 1º dia do nosso governo estamos resolvendo pendências deixadas por um projeto de reforma, buscando até mesmo financiamento externo. pic.twitter.com/ZXxSp79A9o— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) January 6, 2022
Histórico
No mês passado, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) expediu recomendação à Secretaria de Cultura para que encaminhe o planejamento da revitalização do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A pasta deveria enviar a lista de providências em até 15 dias.
De acordo com o Ministério Público, o planejamento deverá contemplar as etapas de revitalização, com os respectivos prazos, serviços e obras necessárias para a reforma. O projeto deve incluir todas as dependências do teatro, como as salas Villa-Lobos, Martins Penna, Alberto Nepomuceno.
O Teatro Nacional está fechado desde janeiro de 2014, após recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes.