Receita do DF apreende R$ 600 mil em mercadorias irregulares na BR-020
As mercadorias foram consideradas em situação irregular porque não havia nota fiscal para uma das cargas nem nota fiscal inidônea
atualizado
Compartilhar notícia
Uma equipe de auditores da Receita da Secretaria de Economia do Distrito Federal apreendeu duas carretas com mercadorias irregulares. O valor das mercadorias se aproxima de R$ 600 mil. A ação ocorreu na noite dessa sexta-feira (23/2), na BR-020.
De acordo com o órgão, as mercadorias foram consideradas em situação irregular porque não havia nota fiscal para uma das cargas e nota fiscal inidônea para as outras duas.
Os produtos apreendidos são:
• 20 mil garrafas de óleo de soja com nota fiscal inidônea;
• 22 mil kg de farinha de trigo com nota fiscal inidônea;
• 13,5 mil kg de alho sem nota fiscal.
A operação foi conduzida pela Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GEFMT) e contou com o trabalho de quatro auditores.
“A importância desse tipo de fiscalização rotineira é combater ferozmente a sonegação fiscal, além de proporcionar a sensação de risco àqueles que insistem em deixar de cumprir suas obrigações fiscais junto à Receita do DF, contribuindo positivamente para a manutenção de um ambiente de negócio concorrencial saudável, na medida que impede que maus contribuintes, que sonegam o imposto, venham a concorrer de forma desleal com aqueles que cumprem regularmente suas obrigações fiscais para com o DF”, reforça o coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho.
Registre-se que os impostos recolhidos são utilizados pelo Estado como receitas tributárias aplicadas no desenvolvimento de políticas públicas (obras, educação, saúde, segurança, mobilidade, programas sociais etc.) e a atuação sistemática do Fisco tem por objetivo recuperar recursos que deixariam de entrar nos Cofres Públicos do DF.