metropoles.com

Receita apreende mais de 155 toneladas de alimentos irregulares no DF

Em operação de rotina nas BRs 020 e 060, além da DF-100, auditores fiscais da Receita flagraram produtos sem documentação fiscal adequada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de dois caminhões de carga, parados, à noite
1 de 1 Imagem colorida de dois caminhões de carga, parados, à noite - Foto: Reprodução

As equipes da Receita do Distrito Federal atuaram em uma operação de rotina, entre a noite dessa quinta (14/3) e a madrugada desta sexta-feira (15/3), para combater a sonegação fiscal na capital do país. Auditores da Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GEFMT), da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit), intensificaram as ações e conseguiram flagrar as irregularidades por meio do cruzamento de dados, durante os trabalhos nas BRs 020 e 060, além da DF-100.

Confira os itens apreendidos:

  • 50 toneladas de milho sem documentação (BR-020);
  • 55 toneladas de feijão com nota fiscal irregular (BR-060);
  • 50 toneladas de farinha de trigo sem documentação fiscal (DF-100); e
  • Entre 10 mil e 15 mil garrafas de óleo de soja com indícios de notas fiscais inidôneas (BR-020).

Até a publicação desta reportagem, não havia estimativas dos valores das mercadorias. Algumas delas acabaram liberadas após contato dos auditores com os respectivos responsáveis; outras, porém, seguem retidas no Depósito de Bens Apreendidos da Secretaria de Economia do Distrito Federal.

“A fiscalização tributária verifica cotidianamente a prática da ausência de documentos idôneos; todavia, a Secretaria de Economia, o secretário [da pasta] e a Coordenação de Fiscalização Tributária têm agido com bastante rigor no combate à prática danosa de sonegação”, destacou o órgão por meio de nota.

As ações ocorrem todos os dias da semana, segundo a Receita do Distrito Federal, e visam combater a sensação fiscal e proporcionar uma “sensação de risco” a quem não cumpre as obrigações com o órgão.

“Tal atitude contribui positivamente para a manutenção de um ambiente de negócio concorrencial saudável, na medida em que procura impedir a todo instante que maus contribuintes, ou os que sonegam imposto, venham a concorrer de forma desleal com aqueles que cumprem regularmente as obrigações fiscais com o DF”, enfatizou o coordenador de Fiscalização Tributária Silvino Nogueira Filho.

Os impostos recolhidos são usados como receitas tributárias pelo Estado e aplicadas no desenvolvimento de políticas públicas, de acordo com a secretaria. Por meio de nota, a pasta lembrou que o trabalho do Fisco visa recuperar recursos que deixariam de entrar nos cofres públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?