metropoles.com

Reajuste: deputado propõe equiparação salarial da PCDF com a PF

O deputado Rafael Prudente apresentou, a pedido do Sinpol-DF, duas emendas à MP que concede reajuste salarial às forças de segurança do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PCDF - Metrópoles
1 de 1 PCDF - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) apresentou uma emenda que estabelece a equiparação salarial entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Essa é a maior reivindicação da categoria.

A emenda de Prudente foi inserida na medida provisória (MP) que concede reajuste salarial de 18% a 24% aos policiais civis do DF e também dá aumento aos policiais militares e bombeiros. A MP foi publicada nessa terça-feira (18/7).

O parlamentar justificou que, embora a PCDF seja subordinada ao governo do DF, a corporação é organizada e mantida pela União, motivo pelo qual os servidores devem ser submetidos ao mesmo regime jurídico da PF.

O texto estabelece que as carreiras policiais do DF se sujeitam ao regime jurídico, remuneratório, previdenciário e funcional aplicável à PF. Também determina que os subsídios de ambas as corporações sejam revistos na mesma data.

A emenda prevê que uma mesa de negociação seja criada para garantir a interlocução entre servidores da PCDF e os governos federal e do DF para elaboração de acordo para reajuste salarial.

“Assim, certos de que um processo negocial racional e que reúna em uma única mesa todos os entes envolvidos na resolução das demandas remuneratória dos policiais civis do Distrito Federal é medida imprescindível para que a valorização e recomposição salarial desses servidores possa ser perene”, escreveu Prudente na justificativa da proposta.

Outra emenda de autoria do parlamentar – e também apresentada à MP do reajuste – determina a concessão aos policiais civis do DF de uma “indenização para compensação dos desgastes orgânicos e danos psicossomáticos acumulados e decorrentes do desempenho das atividades”.

Policiais civis são convocados para agradecer a Lula por reajuste

Na justificativa da emenda, Prudente disse que a proposta “contempla um dos fundamentais eixos de gestão de organizações policiais, qual seja, o incentivo à permanência do servidor nos quadros da instituição por meio de compensação remuneratória decorrente dos desgastes acumulados e presentes na realização da atividade policial”.

A MP do reajuste das forças de segurança do DF foi assinada e publicada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), nessa terça-feira. A primeira parcela do aumento, de em média 9%, está incorporada aos salários dos policiais civis, militares e bombeiros. A segunda parte da recomposição sairá em 1ª de janeiro de 2024.

Apesar de ter força de lei e produzir efeito imediato, a MP é submetida ao Congresso Nacional e precisa ser aprovada pela Câmara e Senado para ser convertida em lei ordinária.

A MP tem vigência inicial de 60 dias, prazo que pode ser prorrogado automaticamente por mais 60 dias caso o trâmite no Congresso ainda não tenha sido concluído.

Reivindicação

As duas emendas foram apresentadas pelo deputado federal por sugestão do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF). Ambas as propostas, se aprovadas, vão acabar com a diferença salarial entre os policiais civis do DF e a PF, segundo o Sinpol-DF.

“O trabalho do sindicato, em conjunto com o deputado Rafael Prudente, visa garantir que ambas as emendas sejam incorporadas à MP, resultando em mais conquistas para os policiais civis do DF, o que auxiliará nossos esforços para restaurar a verdadeira dignidade da categoria”, disse o presidente do sindicato, Enoque Venancio de Freitas.

A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, disse que, “no início da capital da República, éramos uma única polícia que foi dividida”. “Não é só uma questão histórica, é uma questão legal. Em 2016, a PF teve aumento de 37,%, e nós não ganhamos nada”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?