metropoles.com

Reajuste da Segurança do DF sai em agosto se Lula assinar MP até esta 6ª

A folha de pagamento do governo federal fecha nesta sexta-feira (14/7), data-limite para incluir os salários reajustados

atualizado

Compartilhar notícia

Wey Alves/Especial Metrópoles
Policiais militares lado a lado fazem segurança pública em Brasília
1 de 1 Policiais militares lado a lado fazem segurança pública em Brasília - Foto: Wey Alves/Especial Metrópoles

Para que o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal caia no salário pago em agosto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria de publicar o projeto de lei que garante orçamento para a recomposição e a medida provisória de concessão do aumento até a sexta-feira (14/7).

A folha de pagamento do governo federal referente a julho, que sai no mês subsequente, fecha nesta sexta-feira. Os salários da Polícia Civil (PCDF), da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) são custeados com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF (FCDF).

O acordo do governo federal com representantes dos policiais e bombeiros prevê pagamento da primeira parcela do aumento, de em média 9%, em julho de 2023. A segunda parcela, de mais 9%, seria concedida em janeiro de 2024.

Os detalhes do parcelamento e a tabela com os novos valores dos salários estarão na MP, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação.

A expectativa entre políticos que acompanham a negociação do reajuste é que Lula assine a MP em evento no dia 21 de julho, sexta-feira da semana que vem, logo após retornar de Bruxelas, na Bélgica.

A recomposição deve passar a valer a partir da publicação da MP. Em razão da burocracia da folha de pagamento, se a medida só sair na semana que vem, o aumento proporcional referente ao mês de julho cairá na conta dos servidores apenas em setembro.

Processo

O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que abre espaço no orçamento para concessão da recomposição salarial média de 18%, em duas parcelas, nessa quarta-feira (12/7). Agora, só faltam a sanção do PLN e a publicação da MP que confirma a recomposição.

O Ministério da Gestão e da Inovação disse, em nota, que, assim que for sancionado o PLN nº 12/2023, será editada medida provisória pelo presidente da República efetivando o reajuste.

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, agradeceu o apoio do Congresso, “por mais essa demonstração de sensibilidade com a valorização dos servidores públicos, ao aprovar, de forma célere, o PLN nº 12/2023, que viabiliza o reajuste das forças de segurança do Distrito Federal e ex-territórios e também garante novas vagas no banco de professores e técnicos de universidades e institutos federais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?