metropoles.com

Quem é Flávia Arruda, a nova ministra da Secretaria de Governo

Deputada federal e ex-primeira-dama do DF, Flávia Arruda foi escolhida para assumir a Secretaria de Governo da Presidência da República

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília(DF), 06/11/2018 Entrevista da Deputada Flávia Arruda no Estudio do Portal Metrópoles Local: Portal Metrópoles. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 06/11/2018 Entrevista da Deputada Flávia Arruda no Estudio do Portal Metrópoles Local: Portal Metrópoles. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou, nesta segunda-feira (29/3), a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) como a nova ministra da Secretaria de Governo da Presidência. Ela substituirá Luiz Eduardo Ramos.

A deputada federal ocupava, até então, a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Durante as etapas para a votação do relatório da CMO, a parlamentar conseguiu ter uma atuação “habilidosa”, segundo congressistas ouvidos pelo Metrópoles. Ela integra o Centrão e é uma das aliadas mais próximas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Embora pertença ao maior grupo político do Congresso Nacional, a indicação de Flávia Arruda tende a acalmar os ânimos de parlamentares do Centrão, mas não será suficiente para satisfazer o apetite do grupo, que vinha se queixando com o desprestígio do presidente Jair Bolsonaro. A pasta de Flávia, por exemplo, não tem orçamento próprio, mas é responsável pela articulação de pautas de interesse em comum entre o Palácio do Planalto e parlamentares.

3 imagens
Em 2018, Flávia foi eleita na coligação encabeçada pelo atual governador Ibaneis Rocha (MDB)
1 de 3

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) foi anunciada como ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República

Jacqueline Lisboa/Metrópoles
2 de 3

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Em 2018, Flávia foi eleita na coligação encabeçada pelo atual governador Ibaneis Rocha (MDB)

Igo Estrela/Metrópoles

Nas eleições de 2018, Flávia Arruda foi a mais votada na disputa pelas oito vagas do DF na Câmara dos Deputados. Em uma coligação formada pelo PL, PP, DEM, PHS, MDB e Avante, a parlamentar recebeu 121.340 votos. É a primeira vez que a brasiliense, casada com o ex-governador José Roberto Arruda (PL), ocupa um cargo eletivo.

Flávia estreou na política em 2014, como candidata a vice-governadora na conturbada chapa de Jofran Frejat, político que morreu em novembro de 2020. O nome dela surgiu como opção, uma vez que a Justiça Eleitoral havia indeferido a candidatura de José Roberto Arruda. Ele responde a processos pelo envolvimento na Operação Caixa de Pandora, ou Mensalão do DEM, que desvendou um dos mais rumorosos esquemas de corrupção já descobertos na história do DF.

Arruda chegou a ser preso e já tem condenação em decorrência das apurações que precipitaram sua saída do governo, em 2009.

História

Flávia Arruda nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, em 21 de janeiro de 1980. A parlamentar é formada em educação física pela Universidade Católica de Brasília e em direito no Centro Universitário Unieuro.

Antes de tornar-se política, Flávia Arruda foi apresentadora do programa Nossa Gente, da TV Bandeirantes. Ela também atuou em São Paulo como apresentadora de previsão do tempo.

Quando era primeira-dama, ela trabalhou com projetos sociais e criou o Mãezinha Brasiliense. O programa dava kit enxoval para mulheres grávidas e oferecia atendimento humanizado e prioritário na rede pública de saúde do DF. Segundo a assessoria da parlamentar, à época da iniciativa, 25 mil mães e bebês foram beneficiados, durante sete meses.

O suplente de Flávia Arruda e, enquanto ela estiver no governo federal, quem deve assumir o mandato na Câmara dos Deputados é o ex-deputado federal Laerte Bessa (PL).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?