metropoles.com

Queda de viaduto: engenheiros do DER cobram do TCDF análise de inquérito

Associação que representa a categoria encaminhou à Corte de Contas pedido de inclusão de depoimento prestado à PCDF sobre desabamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Viaduto Eixão Sul
1 de 1 Viaduto Eixão Sul - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Associação dos Engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (Assender) pediu ao Tribunal de Contas (TCDF) que inclua no processo sobre a queda do viaduto no Eixão Sul, em fevereiro de 2018,  o indiciamento pela Polícia Civil do DF (PCDF) de ex-integrantes e dirigentes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Obras devido à prática de “desabamento culposo por meio de omissão imprópria”.

Com a inclusão do inquérito policial no processo, a associação espera que os conselheiros do TCDF acelerem a análise do caso. O inquérito policial inocentou o DER no desabamento. O pedido foi protocolado nesta terça-feira (8/6). A queda do viaduto é alvo de uma Tomada de Contas Especial no tribunal.

Para fortalecer a inocência do DER, a associação destacou, do inquérito de 800 páginas, o depoimento do engenheiro civil da Novacap Gaspar Ferreira Duarte. Ele declarou ter sido o fiscal responsável pelo acompanhamento dos projetos elaborados pela empresa Soares Barros Engenharia LTDA. para reforma do viaduto da Galeria dos Estados.

No depoimento, o engenheiro ressaltou que “tais projetos foram executados pela SBE nos anos de 2012 e 2014. Que a execução se encerrou em 2014 e os relatórios foram entregues à Novacap”. Ainda declarou não saber os motivos pelos quais a licitação da reforma do viaduto não aconteceu, “pois todos os projetos demonstravam necessidade de reforma”.

A coluna Grande Angular conversou com o presidente da Assender, Antônio Marcos Ramos de Morais. Ele acredita que o depoimento vai contribuir com a análise da Corte de Contas. “O DER não teve responsabilidade na queda. O processo de reforma estava com a Novacap. Com a nota, queremos chamar a atenção dos conselheiros e técnicos da Corte sobre esse fato importante”, disse.

O ex-diretor do DER Henrique Luduvice afirmou que as manifestações do engenheiro reafirmam a responsabilidade sobre a restauração dos viadutos da Galeria dos Estados. “Encontrava-se, desde o ano de 2011, por determinação governamental, sob a responsabilidade da Novacap e da Secretaria de Infraestrutura. Em resumo, o DER sempre foi inocente”, aponta.

Responsabilização culposa

Na conclusão do inquérito da Polícia Civil, encaminhado à 2ª Vara Criminal de Brasília, e revelado pelo Metrópoles, a delegada Renata Pereira de Jesus não entendeu que a Novacap fosse culpada como empresa da queda do viaduto.

Ela, entretanto, pediu o indiciamento do ex-secretário de Obras Júlio Cesar Peres; do ex-diretor de Urbanização da Novacap Antônio Raimundo Santos Ribeiro; do funcionário de carreira do GDF e subsecretário na pasta de Obras à época, Maurício Canovas Segura; do ex-presidente da Novacap Hermes Ricardo de Paula; e do ex-diretor de Edificações da Novacap Márcio Buzar. O viaduto desabou durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Buzar afirmou que vai recorrer das decisões em todas as instâncias. A coluna não conseguiu contato com os outros indiciados pela polícia. Caso condenados, eles podem pegar de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?