PT desautoriza lançamento da pré-candidatura de Rosilene Corrêa ao GDF
O PT-DF lançou a professora Rosilene Corrêa como pré-candidata a governadora, mas a direção nacional do partido anulou a decisão local
atualizado
Compartilhar notícia
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) anulou a decisão do PT-DF que lançou a pré-candidatura de Rosilene Corrêa ao Governo do Distrito Federal (GDF). Por consenso, o comando da sigla ratificou a decisão da Câmara de Recurso que havia anulado o lançamento da pré-candidata.
O entendimento da chefia do PT é que o diretório regional da sigla se precipitou ao anunciar a pré-candidatura neste momento. A anulação ocorreu na noite de quinta-feira (7/4).
Lula e Alckmin vão de rivais no passado a aliados em 2022. Entenda
Segundo a Executiva, a decisão do PT-DF “não está de acordo com as diretrizes aprovadas pelo Diretório Nacional, onde se determina que ‘as táticas estaduais se submetem à tática nacional e que as decisões sobre candidaturas majoritárias, chapas proporcionais e alianças nos Estados serão discutidas com as respectivas Direções Estaduais, decididas em consonância com as normas e diretrizes estabelecidas na resolução de tática pela Direção Nacional, em qualquer momento do processo”.
O ex-deputado distrital Ricardo Vale (PT) foi quem apresentou à chefia do partido o recurso contra a pré-candidatura oficial de Rosilene. “O que a Direção Nacional reafirmou nessa reunião de ontem é que o DF tem que aguardar as articulações feitas do ponto de vista nacional”, disse à coluna.
Com a decisão do comando do PT, agora o diretório do partido no DF deverá aguardar o encontro regional para definir o futuro do grupo nas eleições distritais. As reuniões em todo o país devem ocorrer de 30 de abril a 29 de maio. A data exata do encontro local, no DF, deve ser definida nos próximos dias.
O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, disse à coluna que “não houve decisão da Executiva Nacional ontem, houve uma decisão da Câmara de Recurso”. “A Direção do PT indicou a companheira Rosilene. Na segunda-feira, vamos convocar o encontro local e eu acredito que a companheira será confirmado como pré-candidata”, afirmou.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores diz que “vem discutindo desde o ano passado, de maneira legítima e democrática, duas pré-candidaturas ao GDF”. Segundo a sigla, “a executiva regional se reúne nessa próxima segunda-feira (11/4) para marcar o Encontro de Tática Eleitoral que dentre outras pautas aprovará a pré-candidatura que o partido oferecerá para a discussão com a Direção Nacional do PT”.
Leia a nota na íntegra:
“O Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal continua o seu processo democrático interno de discussão sobre a tática eleitoral. As comissões de trabalho indicadas pelo Diretório Regional, desde abril de 2021, mantém o andamento pleno de suas atividades de construção do programa de governo, de composição das chapas proporcionais e da negociação com a federação partidária e os partidos aliados sobre uma chapa majoritária.
O PT-DF, portanto, avança na consolidação da estratégia nacional, na qual a prioridade é a candidatura Lula Presidente. Aqui o partido se prepara para essa tarefa se organizando para ser competitivo nas eleições e articulando a unidade do campo de esquerda no DF.
Como parte da discussão da tática eleitoral o partido vem discutindo desde o ano passado, de maneira legítima e democrática, duas pré-candidaturas ao GDF.
Com o intuito de prosseguir nas articulações que garantam um palanque forte para a candidatura a presidente de Lula, o Diretório Regional já apontou (sem nenhum voto contrário) a candidatura de Rosilene Correa ao Governo do DF e, ao mesmo tempo, buscou antecipar a realização do Encontro de Tática Eleitoral que é a instância soberana para definir a indicação de pré-candidatura do partido.
No entanto, a executiva nacional do PT, considerando a prioridade da estratégia definida para a candidatura a Presidente, entendeu que não caberia antecipação e encaminhou que o PT-DF seguisse o calendário dos encontros estaduais aprovado pelo Diretório Nacional.
Sendo assim, a executiva regional se reúne nessa próxima segunda-feira (11/04) para marcar o Encontro de Tática Eleitoral que dentre outras pautas aprovará a pré-candidatura que o partido oferecerá para a discussão com a Direção Nacional do PT, com a federação partidária e os partidos aliados. Nesse sentido, as pré-candidaturas de ROSILENE CORRÊA e Magela estão mantidas e serão subordinadas ao Encontro Democrático do PT
Seguimos com o debate democrático que é a essência do Partido dos Trabalhadores.”