metropoles.com

Psicólogo do DF acusado de dar golpe será investigado pelo CRP

Pessoas supostamente lesadas por Jerry Souza da Costa criaram um grupo de mensagens chamado “Dívida do Jerry”. Ao menos cinco o denunciaram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Psicólogo Jerry Souza da Costa é acusado por pacientes de aplicar golpe
1 de 1 Psicólogo Jerry Souza da Costa é acusado por pacientes de aplicar golpe - Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-1/DF) abriu apuração interna para investigar denúncias de estelionato contra o psicólogo Jerry Souza da Costa, 34 anos. A decisão do órgão saiu após a publicação de denúncia veiculada pelo Metrópoles.

O CRP-1/DF informou que, apesar de nenhuma reclamação ter chegado ao Setor de Orientação e Fiscalização do conselho, “todas as denúncias” das quais o órgão tem ciência “são apuradas pelos setores responsáveis e, se confirmados os fatos, o profissional envolvido poderá responder a processo disciplinar ético”. A sanção pode envolver desde advertência até cassação do registro profissional.

“A partir das informações relatadas pela imprensa, o Setor de Orientação e Fiscalização do Conselho comunica que apura a situação relatada pela reportagem e reforça que pacientes e outras pessoas que tenham se sentido lesadas em alguma situação envolvendo o exercício da psicologia no DF devem encaminhar, de forma anônima, caso prefiram, uma queixa ao Conselho, informando o ocorrido pelo e-mail denuncia@crp-01.org.br”, destacou a instituição.

O Conselho Regional de Psicologia do DF informou, ainda, que, em casos representados na Comissão de Ética, os processos seguem em sigilo até a determinação da sanção a ser aplicada.

Entenda o caso

Pacientes que se dizem vítimas do psicólogo criaram um grupo no WhatsApp chamado “Dívida do Jerry”, com 24 integrantes até essa sexta-feira (25/8).

Encorajadas por relatos semelhantes contra o profissional, ao menos cinco pessoas registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) contra o psicólogo, dono da clínica Zuza, de Brasília.

Uma delas é o enfermeiro José Abimael Ferreira Abílio, 37. Ele conta que procurou a clínica em busca de apoio psicológico e começou a ser atendido por Jerry, em 2020. O enfermeiro contou à coluna Grande Angular que Jerry estreitou os laços e começou a mandar mensagens pelo WhatsApp fora do horário das sessões.

José Abimael passou a vê-lo como amigo, até o momento no qual Jerry pegou um total de R$ 4.845 emprestados e pagou apenas R$ 2 mil, em descompasso com o Código de Ética da Psicologia, que proíbe a prática de atos de exploração.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?