metropoles.com

Propaganda irregular: OAB dá “puxão de orelha” em Jacques Veloso

Conselho Federal da entidade alertou o pré-candidato sobre a proibição da veiculação de conteúdo pago na internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Brasília(DF), 12/09/2018 Movimento Advocacia na Ordem. Local: Espaço Brasília, 904 Sul. Foto: Igo Estrela/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 12/09/2018 Movimento Advocacia na Ordem. Local: Espaço Brasília, 904 Sul. Foto: Igo Estrela/Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deu um “puxão de orelha” no pré-candidato à presidência da seccional do Distrito Federal Jacques Veloso (foto em destaque). A reprimenda, vinda do presidente da Comissão Eleitoral Nacional, destaca a proibição da veiculação de qualquer propaganda eleitoral paga na internet antes ou durante o período de campanha para a presidência da entidade. A representação da OAB é uma resposta à denúncia do criminalista Délio Lins e Silva Júnior, um dos pré-candidatos de oposição.

Veloso teria patrocinado ao menos duas publicações no Instagram, uma para promover a divulgação do evento de lançamento de sua pré-candidatura, no dia 12 de setembro, outra em que ele fala sobre sua atuação na OAB-DF, onde ocupa, atualmente, o posto de secretário-geral.

Diante da denúncia, o presidente do Conselho, Delosmar Domingos de Mendonça Júnior, determinou que Veloso fosse ouvido e entendeu que, como o impulsionamento não estava mais em vigor, houve “perda de objeto da representação”. No entanto, Mendonça Júnior destacou a proibição e determinou que ela fosse comunicada a todas as seccionais do país.

Confira a representação:

Representação Conselho Federal da OAB sobre propaganda eleitoral na internet by Metropoles on Scribd

À Grande Angular, Jacques Veloso disse que irá cumprir a orientação. “Na nossa interpretação, não havia impedimento. Dirimida a dúvida, vamos seguir o que foi determinado”, afirmou.

“A demanda da sociedade brasileira e da própria OAB é por eleições éticas e transparentes, livres de condutas vedadas e abusos do poder”, ponderou Lins e Silva, autor da denúncia.

As eleições para a presidência da OAB-DF estão previstas para a segunda quinzena de novembro. As regras do pleito devem ser divulgadas em outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?