metropoles.com

Projeto de lei dá a órfãos do feminicídio prioridade em matrícula escolar, serviços de saúde e INSS

A proposta que tramita na Câmara dos Deputados prevê que crianças e adolescentes filhos de vítimas do crime sejam prioridade em serviços

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
criança abraçando pelúcia
1 de 1 criança abraçando pelúcia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um projeto de lei protocolado nesta terça-feira (14/9), na Câmara dos Deputados, estabelece atendimento prioritário de serviços públicos para crianças e adolescentes órfãos de vítimas de feminicídio.

Segundo a proposta, os filhos de mulheres assassinadas em contexto de violência doméstica e familiar, ou em flagrante menosprezo e discriminação à condição de mulher, terão prioridade de matrícula em escola mais próxima ao domicílio – independente da existência de vagas – e garantia de acesso prioritário aos serviços de saúde, em especial ao atendimento em saúde mental.

O projeto de lei também prevê que os órfãos de vítimas de feminicídio tenham oferta prioritária de assistência jurídica, e nos pedidos encaminhados ao INSS para assegurar a celeridade de concessão de benefícios.

Autora da proposta, a deputada federal Carla Dickson (Pros-RN) diz que “as crianças são vítimas invisíveis da tragédia que é o feminicídio”.

“Os prejuízos são incalculáveis e ocorrem em todas as áreas: psicológica, social, emocional e comportamental. Precisamos enfrentar essa realidade fortalecendo as políticas públicas e a rede de atendimento de assistência psicológica, médico e jurídica aos filhos das mulheres vítimas de feminicídio, e assim amenizar um pouco o sofrimento da perda”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?