metropoles.com

Procuradoria se manifesta contra candidatura de Paulo Octávio

Órgão afirma que coligação do candidato não se manifestou em consenso sobre o lançamento do nome do empresário ao GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Octavio Debate Metrópoles GDF 2022
1 de 1 Paulo Octavio Debate Metrópoles GDF 2022 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Procuradoria Regional Eleitoral no Distrito Federal manifestou-se, nesta sexta-feira (2/9), contra a candidatura de Paulo Octávio (PSD). O órgão afirma que a coligação “DF Para Todos” — integrada pelo Podemos, Patriota, PSD e PSC — não se manifestou em consenso sobre o lançamento do nome do empresário para a corrida ao Palácio do Buriti.

Segundo Zilmar Antonio Drumond, procurador regional eleitoral, sem consenso, o registro de candidatura deve ser negado.

“Verifica-se das atas das convenções partidárias e das reuniões das executivas do partidos políticos PSC, PATRIOTA e PODEMOS ausência de deliberação quanto à nomeação de representante ou delegado da Coligação “DF Para Todos” para a formalização do pedido”, diz.

“Portanto, a ausência de ratificação do DRAP [Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários] por todos os partidos coligados consubstancia irregularidade suficiente para o indeferimento do pedido”, completou.

Ainda conforme o procurador regional eleitoral, “mesmo depois de intimadas, as agremiações coligadas não sanaram a irregularidade”.

Segundo a Resolução nº 23.609/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pedidos de candidaturas de candidatos de coligações só serão aceitos se forem nomeadas por: “presidentes dos partidos políticos ou das federações coligadas; por suas delegadas ou seus delegados; por representante da coligação designado ou pela maioria de integrantes dos respectivos órgãos executivos de direção”.

No caso de Paulo Octávio, o último requisito não foi cumprido e, por isso, sua candidatura acabou contestada.

PMB

No mesmo documento, a Procuradoria se manifestou contra o ingresso do PMB na coligação.

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) vai julgar o pedido de candidatura da coligação. Paulo Octávio ainda teve o pedido da candidatura impugnada pela Coligação Unidos pelo Distrito Federal – que tem como cabeça de chapa Ibaneis Rocha (MDB) e pelo PSB.

Essas ações também correm na Justiça Eleitoral, que deu, na semana passada, sete dias para o empresário apresentar uma defesa.

PSB

Também nesta sexta, o PSB encaminhou um pedido ao TRE para desistir da ação de impugnação contra Paulo Octávio. Na solicitação, a sigla não explica os motivos e apenas informa “requer sair do polo ativo do processo”. A ação movida pela coligação Unidos pelo DF, do candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB), segue em curso.

Por meio de nota, a assessoria jurídica da coligação DF Para Todos disse que “em realidade, retrata mais uma infundada tentativa de tumultuar o regular processo eleitoral, na medida em que veicula pretensão que se afasta do sentido da legislação aplicável. Desse modo, reiteramos que tais ‘incertezas’ serão enfrentadas, aclaradas e dirimidas, como não poderia ser diferente, nos autos do processo, inexistindo margem de dúvida a propósito da regularidade dos atos partidários praticados”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?