metropoles.com

Presidente do Iphan diz que vai apoiar acampamento de indígenas no DF

O Iphan e a Secretaria de Segurança Pública do DF emitiram pareceres contra a realização do evento indígena na Esplanada dos Ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Indígenas durante protesto ‘A Queda do Céu’, no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (13/04).
1 de 1 Indígenas durante protesto ‘A Queda do Céu’, no gramado da Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (13/04). - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, disse, neste sábado (1º/4), que a Superintendência do Iphan no Distrito Federal “dará todo o apoio possível e necessário à realização do Acampamento Terra Livre”, promovido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Conforme mostrou a coluna Grande Angular, no Metrópoles, nesta semana, o Iphan havia desaprovado a proposta de instalação de um acampamento de indígenas no gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios.

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) também emitiu um ofício contra a realização do movimento naquele local. É expressamente proibido qualquer tipo de acampamento na Esplanada, conforme determina o Decreto nº 26.903/2006.

Grass afirmou que, “considerando as normas de ocupação da Esplanada, a segurança e a integridade dos participantes”, o Iphan recomendou a realização do acampamento em dois espaços, incluindo a área próxima ao Teatro Nacional, onde o mesmo evento foi realizado em 2019.

“Também destaco que as decisões e recomendações da Secretaria de Segurança do DF não possuem qualquer vínculo com as do Iphan, cuja posição é de absoluto apoio ao ATL e à mobilização social dos povos indígenas”, afirmou.

Veja a manifestação do presidente do Iphan:

A Apib registrou, no Iphan e na SSP-DF, pedido para realização do movimento entre os dias 24 e 28 de abril de 2023.

Em parecer técnico emitido no último dia 20 de março, o Iphan afirmou que há “potencial risco de dano físico” e que autorização para o evento “apresenta risco de tornar esse tipo de ocupação recorrente e contínua, visto que diferentes grupos da sociedade e de diferentes espectros políticos já demonstraram interesse em montar acampamentos na área”.

Acampamento Terra Livre

A Apib organiza a 19ª edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília. O evento está marcado para ocorrer entre 24 e 28 de abril, com objetivo de “compartilhar as lutas, os saberes e a força ancestral”.

“Este é o momento de definir estratégias de empoderamento e de respeito por um Brasil mais indígena”, afirma trecho da convocação divulgada pela entidade.

Em 2022, segundo a Apib, 8 mil indígenas de 200 povos se reuniram em Brasília “para criar o espaço de diálogo e articulação que pauta a organização permanente dos povos indígenas em torno de seus direitos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?