metropoles.com

Presidente diz que posição do MDB é de preservar Fundo Constitucional

Governo federal apresentou uma proposta para mudança na base de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luiz Cervi – fotógrafo do deputado Baleia Rossi
Foto colorida dos deputados federais do MDB Rafael Prudente e Baleia Rossi - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida dos deputados federais do MDB Rafael Prudente e Baleia Rossi - Metrópoles - Foto: Luiz Cervi – fotógrafo do deputado Baleia Rossi

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), manifestou apoio a manutenção da atual base de cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). A declaração do presidente do partido ocorreu depois de reunião com o deputado Rafael Prudente (MDB-DF), responsável pela articulação dentro da Câmara dos Deputados contra a mudança proposta pelo governo federal no fundo como parte de um pacote de corte de gastos públicos.

“Nós entendemos que o Fundo Constitucional tem que ser preservado porque ele foi criado exatamente para que o Distrito Federal pudesse ter as condições de cuidar de quem mora aqui, de quem vive no Distrito Federal. Então, essa é a posição do MDB”, afirmou Baleia Rossi. O MDB tem uma bancada de 44 deputados na Câmara e conta ainda com 11 senadores.

A equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende que o rendimento do Fundo seja feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando a inflação. Com isso, o FCDF deixaria de ser corrigido com base na variação da Receita Corrente Líquida (RCL).

A mudança foi apresentada pelo Palácio do Planalto por meio de um projeto de lei (PL) que compõe o pacote de revisão de gastos públicos. A expectativa da equipe econômica do Executivo Federal é economizar R$ 70 bilhões nos próximos dois anos com o pacote como um todo.

Apesar da discordância quanto a mudanças no FCDF, o presidente do MDB indicou que a posição do partido é de apoio à aprovação de revisão de gastos públicos e que o líder da legenda na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões (PB), tem demonstrado um consentimento para aprovação do pacote do governo.

“O líder Isnaldo é um líder muito atuante, muito comprometido e, pelo que a gente está verificando, há um sentimento de que o MDB precisa ser fiel aos seus princípios e o ajuste fiscal é algo que está dentre as prioridades do partido”, pontuou Baleia Rossi.

O cálculo do secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz Júnior, é de que a mudança no cálculo de reajuste do FCDF irá gerar uma perda de receita de aproximadamente R$ 12 bilhões nos próximos 15 anos.

O fundo é custeado pela União com para financiar ações nas áreas da saúde e educação na capital federal.

A expectativa é de que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), se reúna com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a manutenção do FCDF. Desse encontro devem participar Rafael Prudente e outros deputados do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?