OAB-DF suspende carteira de advogado que agrediu amigos da ex
Josué Calebe Ribeiro Sant’Ana foi preso após invadir delegacia onde a ex registrava ocorrência contra ele, momentos após agredir amigos dela
atualizado
Compartilhar notícia
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) suspendeu, de forma liminar, a carteira de advogado de Josué Calebe Ribeiro Sant’Ana, preso após agredir amigos da ex-namorada e invadir a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I), na Asa Sul. A decisão foi tomada nesta terça-feira (4/4).
Segundo a OAB-DF, a medida foi tomada em decorrência da “conduta agressiva e invasiva, violando o código de ética e disciplina da advocacia”.
“A OAB-DF ressalta que esse tipo de comportamento não será tolerado pela instituição e que a suspensão é uma medida necessária para garantir a manutenção dos princípios éticos que norteiam a advocacia”, afirmou.
Na última sexta-feira (31/3), Josué Calebe foi preso após invadir a Deam I, momentos após agredir amigos da ex-namorada dela, em um restaurante. A mulher registrava ocorrência contra o advogado quando ele entrou na delegacia com facas e um canivete. O homem foi solto após audiência de custódia.
Aos policiais, a mulher detalhou que vive com constante medo, disse que Josué tem lhe causado dano emocional e teve o direito de ir e vir limitado. “Hoje, ela vive trancada em casa. A liberdade dele é a prisão dela”, informou o advogado da vítima, Daniel J. Kaefer.
A mulher explicou aos policiais que se relacionou com o Josué Calebe por um breve período. Ao perceber os comportamentos do companheiro, decidiu cortar contato, em março deste ano. Desde então, o advogado passou a se comportar de forma agressiva.
Além das ameaças, o homem também começou a ofender a honra da ex para amigos e por meio de redes sociais. Ele acreditava que tinha sido traído.
Apavorada com a série de perseguições, a vítima registrou ocorrências e pediu medidas protetivas à Justiça, as quais foram deferidas. Porém, o advogado teria descumprido.
Agressões
Câmeras de segurança de um restaurante na Asa Sul registraram o momento em que o advogado entra em um restaurante e agride a socos um grupo de pessoas que estava no local.
As pessoas agredidas pelo homem são testemunhas em um caso de medida protetiva concedida à ex-namorada do advogado.
Veja as imagens das agressões:
A coluna não conseguiu contato com Josué Calebe. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.