metropoles.com

Presidente da OAB-DF critica vídeo de Ibaneis e oposição resgata nomeação no GDF

A oposição resgatou a nomeação de Délio Lins e Silva Júnior no Governo do Distrito Federal (GDF), durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Délio Lins e Silva Júnior
1 de 1 Délio Lins e Silva Júnior - Foto: Reprodução

Um vídeo gravado pelo presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior, agitou as eleições da instituição.

Délio criticou o posicionamento do governador e ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha (MDB), que pediu votos para Cleber Lopes, pré-candidato ao comando da seccional. Em vídeo divulgado na tarde dessa quinta-feira (22/8), Délio pregou sobre a independência da Ordem e afirmou que a conduta do chefe do Executivo local é vedada.

Após a divulgação do vídeo do atual presidente da OAB-DF, a oposição resgatou a nomeação de Délio no Governo do Distrito Federal (GDF), durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT). Quando era conselheiro da seccional, ele foi nomeado assessor jurídico do Jardim Botânico de Brasília, vinculado ao então secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão (PV).

Adversários defendiam que Délio deveria renunciar ao cargo de conselheiro, com base em trecho do Estatuto da Advocacia segundo o qual quem ocupa cargo exonerável não pode ser candidato.

Délio permaneceu na OAB-DF, devido a um entendimento de que a exigência era em relação à campanha, mas que não havia vedação expressa em relação ao período de exercício da função de conselheiro.

Posteriormente, o advogado acabou por deixar o GDF, e a esposa dele, a também advogada Alice Carolina Fonseca, assumiu a função.

Délio e Ibaneis são de grupos adversários que, historicamente, revezam-se no comando da OAB-DF. Délio não concorrerá à reeleição e deve apoiar o atual secretário-geral da Seccional, Paulo Maurício Braz Siqueira.

“Recebi com negativa surpresa o vídeo que tem circulado na imprensa, nos grupos de WhatsApp, onde o chefe do Executivo local se posiciona em relação às eleições da OAB, que só ocorrerão em novembro, pedindo voto – o que é vedado pelo nosso provimento – a determinado candidato”, afirmou Délio no vídeo divulgado nessa quinta-feira (23/8).

Assista:

Eleições 2024

As eleições para a OAB-DF vão ocorrer na segunda quinzena de novembro deste ano. Serão eleitos presidente, vice-presidente e conselheiros da entidade.

Está em disputa a chefia de uma instituição com 54 mil advogados ativos e um orçamento anual de, aproximadamente, R$ 30 milhões.

Nas últimas semanas, os pré-candidatos têm obtido apoio de profissionais da categoria para formação das futuras chapas.

Até o momento, são pré-candidatos a presidente da OAB-DF: Cleber Lopes, Everardo Gueiros e Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli. Karolyne Guimarães também tem se posicionado como provável candidata.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?