Presidente da OAB-DF critica vídeo de Ibaneis e oposição resgata nomeação no GDF
A oposição resgatou a nomeação de Délio Lins e Silva Júnior no Governo do Distrito Federal (GDF), durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT)
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo gravado pelo presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior, agitou as eleições da instituição.
Délio criticou o posicionamento do governador e ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha (MDB), que pediu votos para Cleber Lopes, pré-candidato ao comando da seccional. Em vídeo divulgado na tarde dessa quinta-feira (22/8), Délio pregou sobre a independência da Ordem e afirmou que a conduta do chefe do Executivo local é vedada.
Após a divulgação do vídeo do atual presidente da OAB-DF, a oposição resgatou a nomeação de Délio no Governo do Distrito Federal (GDF), durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT). Quando era conselheiro da seccional, ele foi nomeado assessor jurídico do Jardim Botânico de Brasília, vinculado ao então secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão (PV).
Adversários defendiam que Délio deveria renunciar ao cargo de conselheiro, com base em trecho do Estatuto da Advocacia segundo o qual quem ocupa cargo exonerável não pode ser candidato.
Délio permaneceu na OAB-DF, devido a um entendimento de que a exigência era em relação à campanha, mas que não havia vedação expressa em relação ao período de exercício da função de conselheiro.
Posteriormente, o advogado acabou por deixar o GDF, e a esposa dele, a também advogada Alice Carolina Fonseca, assumiu a função.
Délio e Ibaneis são de grupos adversários que, historicamente, revezam-se no comando da OAB-DF. Délio não concorrerá à reeleição e deve apoiar o atual secretário-geral da Seccional, Paulo Maurício Braz Siqueira.
“Recebi com negativa surpresa o vídeo que tem circulado na imprensa, nos grupos de WhatsApp, onde o chefe do Executivo local se posiciona em relação às eleições da OAB, que só ocorrerão em novembro, pedindo voto – o que é vedado pelo nosso provimento – a determinado candidato”, afirmou Délio no vídeo divulgado nessa quinta-feira (23/8).
Assista:
Eleições 2024
As eleições para a OAB-DF vão ocorrer na segunda quinzena de novembro deste ano. Serão eleitos presidente, vice-presidente e conselheiros da entidade.
Está em disputa a chefia de uma instituição com 54 mil advogados ativos e um orçamento anual de, aproximadamente, R$ 30 milhões.
Nas últimas semanas, os pré-candidatos têm obtido apoio de profissionais da categoria para formação das futuras chapas.
Até o momento, são pré-candidatos a presidente da OAB-DF: Cleber Lopes, Everardo Gueiros e Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli. Karolyne Guimarães também tem se posicionado como provável candidata.