metropoles.com

Presidente da maior subseção da OAB-DF perde o direito de advogar

Lairson Rodrigues Bueno mantinha cargo com base em decisão liminar derrubada na segunda-feira (16/4) pelo TRF da 1ª Região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
oab Lairson Rodrigues Bueno
1 de 1 oab Lairson Rodrigues Bueno - Foto: Facebook/Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a liminar que mantinha a regularidade da carteira funcional do presidente da subseção de Taguatinga da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Distrito Federal (OAB-DF).

Lairson Rodrigues Bueno teve o direito de advogar suspenso depois que um processo administrativo contra ele foi liquidado. O advogado foi responsabilizado por, supostamente, embolsar o dinheiro de custas processuais de um cliente.

Em março deste ano, o presidente da maior subseção da OAB no DF conseguiu evitar o afastamento por meio de liminar assinada pelo juiz Bruno Anderson Santos da Silva, da 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal.

No entanto, em decisão na segunda-feira (16/4), o desembargador Novély Vilanova da Silva Reis, do TRF-1, determinou a suspensão da liminar ao não acatar os argumentos da defesa – que apontou erros na tramitação e possíveis interferências políticas.

Com a determinação judicial, o comando da subseção de Taguatinga da OAB-DF passa para Andressa Pelissári, que ocupava o cargo de vice-presidente, até a próxima eleição da Ordem.

A defesa de Bueno informou que pretende recorrer e está analisando a melhor estratégia para recuperar na Justiça a carteira funcional do advogado.

Procurado pela Grande Angular, o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, comentou o caso: “Como dito desde o início, respeitamos em absoluto as decisões judiciais. Respeitamos e aplicamos a primeira decisão. Agora, respeitamos e aplicaremos esta decisão do TRF-1”.

Juliano Costa Couto e Lairson Rodrigues Bueno foram eleitos juntos em 2015. A escolha dos novos líderes da OAB-DF está prevista para outubro deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?