“Estamos preparados”, diz secretário sobre reforço na segurança do TSE e STF
O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, falou à coluna sobre atuação dos órgãos de segurança no 2º turno
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, disse à coluna Grande Angular que as manifestações devem ser pacíficas na capital do país, no próximo domingo (30/10), 2º turno das eleições. “Estamos preparados”, foi o que disse sobre reforço na segurança do TSE e STF.
“A gente espera que seja tranquilo. Lógico que depende do resultado das eleições. Um lado sairá vencedor e gostará, sim, de se manifestar e comemorar. Se a gente for pegar pelo histórico dos últimos quatro anos, as manifestações têm sido de forma muito pacífica em Brasília. Então, a gente espera, sim, que as pessoas se comportem”, afirmou Júlio Danilo.
Assista à íntegra da entrevista:
O secretário de Segurança Pública do DF disse que haverá reforço do policiamento nas proximidades de órgãos que têm sido alvos de ataques, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Os prédios estarão protegidos por gradis e contarão com segurança própria e apoio da Polícia Militar.
“A gente vai estar com bastante efetivo na localidade. Teremos ali policiais que vão, além de garantir a segurança das pessoas que eventualmente venham se manifestar, também impedir qualquer tipo de tentativa de depredação e de invasão, que a gente acredita que não ocorra, mas, se houver, estaremos preparados para isso”, declarou Júlio Danilo.
Manifestações
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), concorre à reeleição contra o ex-presidente Lula (PT). A capital do país é, tradicionalmente, um local de manifestação política.
Até a manhã desta sexta-feira (28/10), dois grupos informaram formalmente à Secretaria de Segurança Pública do DF sobre manifestações marcadas para o 2º turno. O grupo favorável a Bolsonaro ficará na Esplanada dos Ministérios e os apoiadores de Lula se concentrarão na Torre de TV.
O secretário de Segurança Pública disse que representantes das forças de segurança distritais e federais vão acompanhar, em tempo real, toda a movimentação em Brasília para tomar as decisões que forem necessárias.
Inicialmente, a Esplanada dos Ministérios ficará aberta para veículos e pedestres. Mas, se for necessário, o planejamento da SSP-DF prevê o fechamento da via.
“Nós temos uma célula de inteligência funcionando aqui no prédio da Secretaria de Segurança Pública, que já vai estar ativada desde o sábado. Diversos órgãos estarão aqui, o tempo todo coletando dados, produzindo informações para que sejam difundidas. Vamos ter equipe nas ruas, não só ostensivas, quanto de inteligência também, acompanhando a movimentação das pessoas, e utilizaremos drones”, detalhou.