metropoles.com

“Preparado para pegar quem manda fake news”, diz presidente do TRE-DF

O desembargador Roberval Belinati tomou posse como presidente do TRE-DF nesta sexta-feira (22/4) e afirmou que não vai tolerar fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Homem de terno, cabelos brancos e óculos sentado em cadeira
1 de 1 Homem de terno, cabelos brancos e óculos sentado em cadeira - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, disse que a Corte não vai tolerar fake news nas eleições de 2022. O magistrado tomou posse nesta sexta-feira (22/4).

“A equipe está se preparando para pegar o pessoal que manda notícia falsa. Fake news é crime, a pessoa pode ser presa e ir para a cadeia. A pena de detenção é de 2 meses a 1 ano. O responsável ainda poderá ser multado entre R$ 5 mil e R$ 30 mil. O Tribunal Regional Eleitoral vai dar o exemplo e ficará em cima das fake news. Não vamos admitir nem tolerar isso”, declarou.

Roberval Belinati e Sebastião Coelho são empossados no TRE-DF

“Juiz não é político ou celebridade para tuitar”, diz vice-presidente do TRE-DF

2 imagens
Desembargador Sebastião Coelho
1 de 2

Desembargador Roberval Belinati

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 2

Desembargador Sebastião Coelho

Reprodução

Roberval Casemiro Belinati e Sebastião Coelho foram eleitos para comandar o TRE-DF no biênio de 2022 a 2024. Durante a posse, o novo presidente do TRE-DF ressaltou a soberania do voto popular.

“A Justiça Eleitoral cumpre o seu papel, mantendo-se atenta às condutas dos candidatos e ocupantes de cargos públicos. E ao eleitor, o cidadão que vota, cabe a ele também fiscalizar os políticos. Ele exerce um papel importante na democracia”, disse.

Belinati afirmou que confia na urna eletrônica e fez uma manifestação a favor da paz no período eleitoral. Entre as autoridades presentes na posse, estavam o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin; e a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto.

O vice-presidente do TRE-DF, Sebastião Coelho, declarou que a Justiça Eleitoral “passará por um período muito difícil nessas eleições”. “Temos de nos empenhar para entregar as melhores eleições possíveis no Distrito Federal.”

Coelho aproveitou a ocasião para orientar os magistrados da Corte: “Juiz responde a tudo com as suas decisões. Quando juiz tiver de explicar a sua decisão, alguma coisa não está certa. Juiz não é político nem celebridade para ficar tuitando, dizendo isso ou aquilo. Isso não é próprio para o juiz, especialmente para o juiz eleitoral. O juiz eleitoral deve responder às críticas por meio de nota oficial do tribunal”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?