“Preparado para pegar quem manda fake news”, diz presidente do TRE-DF
O desembargador Roberval Belinati tomou posse como presidente do TRE-DF nesta sexta-feira (22/4) e afirmou que não vai tolerar fake news
atualizado
Compartilhar notícia
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, disse que a Corte não vai tolerar fake news nas eleições de 2022. O magistrado tomou posse nesta sexta-feira (22/4).
“A equipe está se preparando para pegar o pessoal que manda notícia falsa. Fake news é crime, a pessoa pode ser presa e ir para a cadeia. A pena de detenção é de 2 meses a 1 ano. O responsável ainda poderá ser multado entre R$ 5 mil e R$ 30 mil. O Tribunal Regional Eleitoral vai dar o exemplo e ficará em cima das fake news. Não vamos admitir nem tolerar isso”, declarou.
Roberval Belinati e Sebastião Coelho são empossados no TRE-DF
“Juiz não é político ou celebridade para tuitar”, diz vice-presidente do TRE-DF
Roberval Casemiro Belinati e Sebastião Coelho foram eleitos para comandar o TRE-DF no biênio de 2022 a 2024. Durante a posse, o novo presidente do TRE-DF ressaltou a soberania do voto popular.
“A Justiça Eleitoral cumpre o seu papel, mantendo-se atenta às condutas dos candidatos e ocupantes de cargos públicos. E ao eleitor, o cidadão que vota, cabe a ele também fiscalizar os políticos. Ele exerce um papel importante na democracia”, disse.
Belinati afirmou que confia na urna eletrônica e fez uma manifestação a favor da paz no período eleitoral. Entre as autoridades presentes na posse, estavam o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin; e a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto.
O vice-presidente do TRE-DF, Sebastião Coelho, declarou que a Justiça Eleitoral “passará por um período muito difícil nessas eleições”. “Temos de nos empenhar para entregar as melhores eleições possíveis no Distrito Federal.”
Coelho aproveitou a ocasião para orientar os magistrados da Corte: “Juiz responde a tudo com as suas decisões. Quando juiz tiver de explicar a sua decisão, alguma coisa não está certa. Juiz não é político nem celebridade para ficar tuitando, dizendo isso ou aquilo. Isso não é próprio para o juiz, especialmente para o juiz eleitoral. O juiz eleitoral deve responder às críticas por meio de nota oficial do tribunal”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.