metropoles.com

“Prejudicar Brasília é prejudicar o país”, diz Ibaneis sobre o FCDF

Ibaneis Rocha, governador do DF, esteve reunido com parlamentares para tratar defender o FCDF das mudanças propostas pela União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki / Metrópoles
Ibaneis Rocha / Metrópoles
1 de 1 Ibaneis Rocha / Metrópoles - Foto: Breno Esaki / Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu a compreensão dos brasileiros em relação ao Fundo Constitucional do DF (FCDF). O chefe do Executivo local defendeu que o recurso não é um favorecimento à capital federal e, sim, uma necessidade.

“Tem que ter a compreensão de todos os brasileiros que prejudicar Brasília é prejudicar o país”, declarou ao sair de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), nesta quarta-feira (4/12). Ele estava acompanhado da vice-governadora Celina Leão (PP) e de parlamentares da bancada do DF.

Ibaneis e diversos deputados e senadores do DF buscam apoio de outras bancadas para reverter a proposta do Governo Federal em mudar o cálculo do reajusta anual do FCDF.

A medida, que faz parte do pacote de corte de gastos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, limita que o crescimento do fundo acompanhe a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor destinado ao fundo atualmente é corrigido pela variação da receita corrente líquida da União.

“Nós temos um fundo que está estritamente vinculado à questão da segurança da capital da República, investimentos na área de Saúde e Educação. Então, eu não posso mexer nesse dinheiro para nada que não seja dessa maneira. A utilização desse fundo aqui no DF tem sido feita com muita responsabilidade”, declarou Ibaneis.

O governador afirmou que está confiante em relação ao apoio das lideranças partidárias. “A gente espera, até sexta-feira (6/12), todos os partidos de centro-esquerda, tenham as declarações dos presidentes para que a gente possa ter um pouco mais de tranquilidade no encaminhamento com o relator que deve ser indicado pelo presidente Arthur Lira”.

O Projeto de Lei que trata do corte de gastos chegou à Câmara dos Deputados na última semana. Ele deve ser apreciado com urgência pela Casa e, posteriormente, pelo Senado Federal.

Ibaneis sai confiante de reunião com Lira sobre FCDF: “Sabe da importância”

Revolta no DF

Desde que Haddad anunciou a intenção de mudar os cálculos referentes ao FCDF, autoridades da capital federal manifestaram a revolta com a situação.

O secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz Júnior, disse à coluna Grande Angular que o governo federal “ataca a população de Brasília ao ameaçar cortes no Fundo Constitucional”.

Segundo Ney, a estimativa é que a alteração levará a uma perda de receita de aproximadamente R$ 800 milhões, com redução de R$ 12 bilhões em 15 anos. “Vai inviabilizar as negociações de reajuste com a segurança pública, saúde e educação, além de reduzir os investimentos nessas áreas”, afirmou o secretário de Economia do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?