metropoles.com

PPCub: trânsito do Plano Piloto terá acréscimo de 270 mil carros

Essa é a quantidade de carros estimada para 364 mil novos moradores que o Plano Piloto poderá ter a partir das mudanças permitidas no PPCub

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caio Ayres/Metrópoles
PPCub trânsito do Plano Piloto terá acréscimo de 266,7 mil carros (1)
1 de 1 PPCub trânsito do Plano Piloto terá acréscimo de 266,7 mil carros (1) - Foto: Caio Ayres/Metrópoles

O aumento na altura das edificações e as novas moradias previstas pelo Plano de “Preservação” do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) terão impacto direto no trânsito do Plano Piloto, com acréscimo de 270 mil novos veículos nas ruas.

Essa é a quantidade de carros estimada para 364.750 novos moradores, considerando a proporção atual entre veículos e a população do Distrito Federal.

Para se ter uma noção do que significa 270 mil carros a mais circulando pelas ruas de Brasília, essa frota ocuparia o espaço de 6 milhões de metros quadrados, o que equivale a 600 campos de futebol, quantidade incompatível com as vias de circulação e estacionamentos existentes.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Marcelo Vaz, tal problema seria resolvido mediante alargamento das vias e construção de bolsões de estacionamento. “Esse aumento [de prédios] está condicionado a uma alteração de estudo viário para que a gente faça análise a respeito da necessidade de alargamento de vias”, disse.

Vaz referia-se ao adensamento previsto para a área tombada com o aumento de três para 12 andares em 16 prédios dos Setores Hoteleiros Norte e Sul, mas o número de pessoas e carros em Brasília será ainda maior com as novas moradias permitidas pelo PPCub, nos setores de clubes esportivos, W3 Norte, quadras 700 e 900 norte, quadras 700 sul e SMAS (atrás do Leroy Merlim).

Se houver o alargamento das vias e criação de bolsões de estacionamento, isso se dará mediante a ocupação das áreas verdes e sua consequente diminuição.

2 imagens
1 de 2

PPCub: trânsito do Plano Piloto terá acréscimo de 266,7 mil carros

Caio Ayres/Metrópoles
2 de 2

Caio Ayres/Metrópoles

O Plano Piloto poderá ter 364,7 mil habitantes a mais, a partir de alterações previstas no PPCub. Essa quantidade é quase o dobro que o atual número de moradores da região, estimado em 224,8 mil pessoas, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) mais recente, divulgada em 2022.

O PPCub, aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em 19 de junho, autoriza o aumento de edificações e novas moradias em seis setores centrais da capital do país, que é Patrimônio Cultural da Humanidade e está tombada em níveis federal e distrital.

2 imagens
1 de 2

PPCub: trânsito do Plano Piloto terá acréscimo de 266,7 mil carros

Caio Ayres/Metrópoles
2 de 2

Caio Ayres/Metrópoles

Botão PPCUB Leia todas as matérias

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?