PPCub permite até funerárias em postos de combustíveis do Plano Piloto
O PPCub aprovado na Câmara Legislativa é alvo de crítica de especialistas e órgãos de preservação do tombamento de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O Plano de “Preservação” do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) amplia as atividades e os serviços dos postos de combustíveis e permite até funerárias.
As atividades funerárias e os serviços relacionados nos postos de combustíveis foram incluídos no PPCub pela Emenda nº 38, do deputado distrital Thiago Manzoni (PL).
O PPCub foi aprovado por 18 votos a favor e seis contrários, no dia 19 de junho, sob crítica de especialistas e movimentos de preservação do patrimônio de Brasília a itens que ameaçam descaracterizar os elementos que levaram ao tombamento e deram à capital federal o título de Patrimônio da Humanidade, em 1987.
O autor da emenda das funerárias justificou que o objetivo é incluir “usos já consolidados, como chaveiro, cabeleireiro, farmácias e lojas de manutenção de celulares, entre outros”.
Thiago Manzoni ressaltou que a emenda acrescenta usos como cabeleireiros que, por definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compartilham a mesma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) dos serviços funerários.