metropoles.com

PP, PL, SD, Pros, Agir e PTB declararam apoio à reeleição de Ibaneis

No total, sete partidos já anunciaram que vão estar com Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Governador Ibaneis Rocha, Mayara Noronha e Arruda - Metrópoles
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha, Mayara Noronha e Arruda - Metrópoles - Foto: Divulgação

Sete partidos já declararam apoio à reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB). Além do próprio MDB, PP, PL, Solidariedade, Pros, Agir e PTB afirmaram que farão campanha para o atual titular do Palácio do Buriti.

A mais recente legenda a entrar para o grupo favorável ao chefe do Executivo distrital foi o Solidariedade. Na quinta-feira (28/7), o presidente do Solidariedade-DF, deputado federal por Goiás Lucas Vergílio, anunciou o apoio à reeleição: “O projeto de Ibaneis é o melhor para o Distrito Federal e para a Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno)”.

Ibaneis disse que a entrada do Solidariedade na campanha é “muito importante”. “É um partido que está bem constituído no DF e já tem sua nominata com nove candidatos a deputado federal e 25 a distrital. Outra coisa que é muito importante é a força da legenda no Entorno do DF, que vem unir, neste momento, as (duas) regiões nessas candidaturas”, frisou.

No dia anterior, o Pros-DF declarou que irá apoiar o emedebista nas eleições de 2022. “O Pros é um fiel aliado do governador Ibaneis”, disse o presidente do Pros-DF, Wanderlei Espindola.

O grupo de Ibaneis também tem conversado com outros partidos, como Republicanos, PMN, Avante, Patriota, PRTB e PSD.

Outros candidatos

A disputa pelo Governo do Distrito Federal tem, até o momento, nove pré-candidatos: os senadores Reguffe (União Brasil), Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PDT); o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB); o deputado distrital Leandro Grass (PV); Keka Bagno (PSol); Professor Lucas Salles (DC); e Robson da Silva (PSTU).

Além de Ibaneis, Leandro Grass é quem tem, até agora, mais partidos aliados. Ele é o representante da federação formada por PV, PT e PCdoB.

Em maio, União Brasil, Podemos, Cidadania, PSC e Novo selaram “pacto” a favor da candidatura de Reguffe ao GDF. Porém, o Cidadania agora está em federação com o PSDB, de Izalci. E o PSC-DF é presidido por Luís Felipe Belmonte, que é marido da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Com a canetada para que a legenda da congressista apoie a candidatura de Izalci, ainda não se sabe qual rumo o PSC deve seguir nas eleições de outubro: se acompanha Paula ou se apoia um projeto adversário.

Izalci Lucas é o candidato a governador escolhido pela Federação PSDB-Cidadania. Os demais pré-candidatos seguem em negociação por apoio.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar convenção em que devem ser definidos os candidatos. É necessário apresentar o registro das candidaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?