metropoles.com

Posse de Lula terá “linha de revista” e estimativa de público maior do que a de Bolsonaro

O esquema de segurança da posse de Lula (PT), presidente eleito, é preparado por órgãos federais, com apoio do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Prédios da Esplanada dos Ministérios vistos de cima, em Brasília (DF) - Metrópoles
1 de 1 Prédios da Esplanada dos Ministérios vistos de cima, em Brasília (DF) - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Organizadores da cerimônia de posse de Lula (PT) na Presidência da República estimam que entre 100 mil e 150 mil pessoas devem ir a Brasília para o evento. O público pode ser maior do que o da posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que contou com 115 mil espectadores.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) prevê ocupação entre 90% e 95% já em dezembro. Alguns hotéis da capital federal estão sem vagas para o dia 1º de janeiro.

O esquema de segurança da posse é preparado pela Polícia Federal em conjunto com GSI, Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF), Itamaraty e Comando Militar do Planalto (CMP). A Secretaria de Segurança Pública do DF participa da coordenação da cerimônia de posse com os órgãos federais.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, informou que será empregado o protocolo anteriormente usado em eventos desse porte: “Inclusive, há previsão de linha de revista, que tem como objetivo a proteção e segurança de todos os participantes”.

“Fizemos uma reunião inicial para discussão de temas preliminares. Haverá novos encontros para definição de todo o esquema de segurança”, disse Júlio Danilo.

Programação

Conforme noticiou o Blog do Noblat, do Metrópoles, Lula e a futura primeira-dama, Janja da Silva, vão desfilar em um carro aberto, um Rolls-Royce.

Ficou decidido que o casal Geraldo Alckmin (PSDB), vice-presidente eleito, e a esposa, Lu Alckmin, vão desfilar logo atrás, em um carro semelhante.

O ex-ministro Gilberto Carvalho disse ao Blog do Noblat que os carros sairão da Catedral às 14h30. Eles vão para o Congresso, onde subirão a rampa e tomarão posse em uma sessão na Câmara.

A previsão é que Lula vá, em seguida, ao Palácio do Planalto, onde subirá a rampa. Carvalho disse que, se nem Jair Bolsonaro nem Hamilton Mourão aparecerem para entregar a faixa, será pensada uma “forma criativa” para o momento simbólico.

Lula dará posse ao novo time de ministros no Palácio do Planalto e receberá os cumprimentos de autoridades estrangeiras. À noite, haverá um coquetel no Itamaraty.

Manifestantes

Cidadãos que questionam o resultado das eleições para a Presidência da República foram para a Esplanada dos Ministérios, na terça-feira (29/11).

O grupo de manifestantes contrários à posse de Lula se concentrava, desde 30 de outubro, somente em frente ao Quartel-General do Exército, que fica a aproximadamente 5 quilômetros da Esplanada.

Parte da Esplanada, que tradicionalmente é palco do desfile de posse do presidente, foi fechada por causa dos manifestantes. O trecho que vai do Ministério da Justiça ao Itamaraty está obstruído.

De acordo com a SSP-DF, a manifestação está cadastrada para ocorrer somente nesta quarta. Não será permitida a montagem de estrutura, pois não houve pedido nesse sentido junto à Administração Regional  de Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?