metropoles.com

Policiais civis do DF apontam diferença salarial de 34% com a PF

Agentes e delegados da PCDF reivindicam equiparação salarial com a PF, perdida em 2016, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Sinpol-DF
Fotografia colorida de assembleia de policiais civis do DF - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida de assembleia de policiais civis do DF - Metrópoles - Foto: Reprodução/Sinpol-DF

Agentes e delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vão intensificar as reivindicações para a equiparação salarial com a Polícia Federal (PF).

A campanha “Unidos na Luta, Juntos pela Reestruturação” é liderada pelos sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol-DF) e dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo-DF). As entidades farão mobilizações presenciais nas unidades da PCDF, nas ruas da capital federal e nas redes sociais.

Segundo o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, os policiais civis do DF tinham paridade com a PF até 2016, ano em que a PCDF ficou de fora do reajuste concedido à PF. Atualmente, de acordo com Freitas, a diferença salarial entre as carreiras é de 10%. Se não houver aumento aos policiais do DF, conforme concedido aos policiais federais, a disparidade chegará a 34%.

“Até 2016, policiais civis e federais recebiam subsídios equivalentes. Quando uma proposta de reajuste era apresentada para a PCDF, o mesmo era discutido com a PF, e vice-versa. No entanto, em 2016 não houve acordo para os policiais civis do DF, resultando em anos de desvalorização salarial para a categoria, que passou a amargar uma diferença de mais de 34% em relação aos colegas da PF”, afirmou.

A última recomposição salarial concedida aos policiais civis foi de 18%, dividida em duas parcelas anuais de 9%. A mais recente foi incorporada aos subsídios em janeiro de 2024.

Os policiais civis dizem que esse reajuste contemplou apenas parte do pedido de recomposição de 37%, enviado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), à Presidência da República, em 2019. Veja como ficam os salários da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após o reajuste:

3 imagens
Lula aprova novos salários de policiais civis do DF
Lula aprova novos salários de policiais civis do DF
1 de 3

Lula aprova novos salários de policiais civis do DF

Reprodução/Senado
2 de 3

Lula aprova novos salários de policiais civis do DF

Reprodução/Senado
3 de 3

Lula aprova novos salários de policiais civis do DF

Reprodução/Senado

“Estamos simplesmente buscando o que o governador tentou concretizar em 2019, o que, além de uma promessa, é um direito que nos foi arrancado. Nosso objetivo é restaurar a simetria salarial que tivemos no passado, corrigir a falta de negociação nos últimos anos e reparar as perdas inflacionárias que outras categorias similares também tiveram”, disse o presidente do Sinpol-DF.

As categorias pedem a regulamentação de uma mesa única e permanente de negociação com o GDF e o governo federal, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado.

Atualmente, para obter quaisquer melhorias salariais, os policiais civis, militares e bombeiros precisam do aval do GDF, do governo federal e do Congresso Nacional. Isso porque as carreiras da segurança pública da capital federal são pagas com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?