metropoles.com

PM reforça segurança no STF: “O protocolo é um dos mais rígidos”

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), reuniu-se com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, nesta 5ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Foto colorida de STF com grade
1 de 1 Foto colorida de STF com grade - Foto: <p>
Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, disse que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçará o perímetro do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte, que tem segurança própria, agora contará com o apoio da força distrital.

Após reunião no STF com a presença da governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), Patury disse que “não tem lugar que seja mais seguro do que a Esplanada” e citou que “as ocorrências são mínimas” no local.

O secretário afirmou a jornalistas que o protocolo da Esplanada dos Ministérios para eventos é rígido, mas a situação é diferente quando trata-se de um ataque individual.

“O protocolo aqui da Esplanada é um dos mais rígidos do país. Acho que não tem lugar, no Brasil, que seja mais seguro do que a Esplanada. Tudo que é organizado, a inteligência consegue captar e visualizar. Agora, situações esporádicas, onde uma pessoa termina cometendo um tipo de atentado, dificulta um pouco”, declarou. Assista:

“A governadora em exercício [Celina Leão] deu a ordem para que fosse feito o reforço do perímetro, até pela preocupação com a sensação de segurança. Eu digo sensação porque aqui, nesse perímetro, as ocorrências são mínimas. País Europeu não tem número de ocorrências que tem aqui nesse perímetro. É muito baixo. Há um policiamento ostensivo, muito forte. Todas as casas têm sua polícia. Então, assim, dizer que aqui é um ambiente inseguro, isso é uma falácia, uma inverdade. Mas sempre há espaço para reavaliação e melhora”, afirmou o secretário executivo.

Celina disse à coluna que “todas as situações de ameaça estão sendo acompanhadas” pelo Governo do Distrito Federal. Nesta quinta-feira (14/11), grades voltaram a ser colocadas ao redor do STF.

O chaveiro Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, acionou artefatos explosivos em um carro no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, na noite dessa quarta-feira (13/11). Em seguida, arremessou outros explosivos em direção ao STF e morreu atingido por um deles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?