metropoles.com

PF examina digitais em minuta do golpe e câmeras do Palácio do Buriti

A Polícia Federal informou Moraes das diligências que ainda estão em andamento no âmbito do inquérito sobre atos antidemocráticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Tropa de Choque da PMDF durante retirada de manifestantes bolsonaristas do Congresso Nacional após invasão. Confusão generalizada toma conta do prédio após agentes e manifestantes entrarem em confronto em meio à gás - Metrópoles
1 de 1 Tropa de Choque da PMDF durante retirada de manifestantes bolsonaristas do Congresso Nacional após invasão. Confusão generalizada toma conta do prédio após agentes e manifestantes entrarem em confronto em meio à gás - Metrópoles - Foto: Metrópoles

A Polícia Federal examina possíveis digitais na minuta do golpe, apreendida na casa do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres, e analisa imagens das câmeras do Palácio do Buriti, sede do Governo do DF.

As diligências ocorrem no âmbito do inquérito que investiga possível omissão e conivência de autoridades diante dos atos antidemocráticos do último dia 8 de janeiro.

A PF investiga se ocorreram crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado.

O delegado da PF Rafael Soares Astini repassou ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, as ações da PF em andamento no processo.

O delegado pediu prorrogação das investigações por mais 60 dias. A solicitação foi aceita por Moraes, no domingo (26/2).

Uma das diligências é a análise das imagens das câmeras de monitoramento e de vigilância na sede do GDF para verificar as pessoas que entraram e saíram, entre os dias 1º e 20 de janeiro.

No total, a PF listou sete pendências para conclusão das investigações. Veja quais são:

1. Foi requisitado ao Núcleo de Identificação da Polícia Federal, conforme Ofício 232571/2023 – CINQ/CGRC/DICOR/PF, a elaboração de análise papiloscópica no documento “Minuta de Decreto”, apreendido com Anderson Gustavo Torres.

2. Foram requisitados à Diretoria de Combate ao Crime Organizado a análise e o confronto dos Protocolos de Ações Integradas e Planejamento Próprio de Ação da Polícia Militar do Distrito Federal referente a grandes eventos passados para entender se houve quebra de padrão quanto ao planejamento das “manifestações” ocorridas de 6 a 8 de janeiro de 2023, conforme ofícios nº 395/2023 – PMDF/DOP/SO e nº 148/2023 – SSP/GAB/INTER.

3. Foi recebida e encaminhada à Procuradoria-Geral de Justiça a relação de impressão do Palácio do Buriti, conforme Informação nº 26657231/2023-SEPINF/DPER/INC/DITEC/PF, e as imagens gravadas pelas câmeras de monitoramento e vigilância das entradas de pessoas e de veículos no Palácio do Buriti do dia 1º a 20 de janeiro de 2023, conforme Ofício 12.2023 – CM/CHEFIA.

4. Foi requisitada análise dos dados extraídos do celular de Marilia Ferreira Alencar.

5. Foi requisitada análise dos dados extraídos do material apreendido com Fabio Augusto Vieira.

6. Foi requisitada análise dos dados extraídos do material apreendido com Ibaneis Rocha Barros Junior.

7. Foi requisitada a perícia para extração e posterior remessa para análise dos materiais eletrônicos apreendidos com Jorge Eduardo Naime, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, Rafael Pereira Martins, Flavio Silvestre de Alencar e Josiel Pereira Cesar.

Diligências concluídas

O delegado da PF também comunicou ao ministro as diligências já concluídas no âmbito do Inquérito nº 4.923.

Segundo Astini, entre os trabalhos concluídos pela PF, estão os relatórios do notebook, HD externo e dos celulares do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha; do celular do ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública Fernando de Sousa Oliveira; e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Também está em posse da PF a cópia integral da ocorrência da Polícia Militar do DF (PMDF) contra o sargento Ednaldo Teixeira Magalhães, que incentivou atos terroristas pelas redes sociais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?