Pesquisa DataSenado: 33% estão insatisfeitos com democracia no Brasil
O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou a 21ª edição do Panorama Político nesta segunda-feira (19/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou, nesta segunda-feira (19/8), a 21ª edição do Panorama Político, levantamento sobre percepção da população a respeito de assuntos como a democracia.
O resultado mostra que 47% dos entrevistados estão pouco satisfeitos e 33% estão nada satisfeitos com a democracia no Brasil. Outros 16% afirmaram estar muito satisfeitos com a forma de governo do país e 4% declararam não saber responder ou preferiram não fazê-lo.
Os maiores índices de cidadãos que declararam estar insatisfeitos com a democracia no Brasil estão no Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso, estados onde 40% apontaram desgosto com a forma de governo atual. Em São Paulo e no Distrito Federal, o percentual de moradores nada satisfeitos com a democracia é de 36%.
Segundo o DataSenado, 66% dos entrevistados concordaram com a frase “a democracia é sempre a melhor forma de governo”, enquanto 15% disseram que, “em algumas situações, um governo autoritário é melhor”.
Outros 10% afirmaram que “tanto faz ter um governo democrático ou autoritário”. O DF é a unidade da Federação com maior percentual de apoio à democracia, com 75% dos entrevistados concordando com a primeira frase. Rio de Janeiro e Tocantins estão atrás, com apoio de 74% e 73%, respectivamente.
Escolaridade
A pesquisa revela que o nível de preferência pela democracia é maior conforme o grau de escolaridade: 83% dos entrevistados com ensino superior completo acreditam que a democracia é a melhor forma de governo, enquanto 9% desse grupo consideram melhor o governo autoritário, em algumas situações.
Em relação aos cidadãos ouvidos pelo instituto que têm até o ensino fundamental incompleto, 50% apoiam a democracia e 17% têm preferência por governo autoritário, em algumas situações. O DataSenado destacou que o conceito de democracia foi previamente informado aos entrevistados.
Abrangência
O analista do DataSenado e coordenador da pesquisa, José Henrique de Oliveira Varanda, disse que a 21ª edição do Panorama Político é a maior e mais abrangente feita nos 20 anos do instituto. Foram entrevistados 21.808 brasileiros com 16 anos ou mais, aproximadamente 807 em cada estado e no Distrito Federal.
José Henrique explicou que os resultados do levantamento são representativos da opinião da população brasileira. “As amostras são totalmente probabilísticas, onde números aleatórios são gerados e discados na proporção dos números existentes em cada localidade. Para cada 1000 números discados, 51 resultaram em atendimento e apenas 4 em entrevistas concluídas, com duração média de 13 minutos”, disse.
“Cada estimativa possui sua própria margem de erro, calculadas com 95% de confiança, sendo que a margem de erro média foi de 1,22 pontos percentuais. Assim, o DataSenado tem ampla confiança de que estes resultados representam o que pensam os brasileiros em torno dos temas investigados”, afirmou.