“Permitimos retrocessos incabíveis na Amazônia”, diz ex-ministra
A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira disse, durante o Lide Brazil Conference, que emissões de carbono saltaram de 15% para 50%
atualizado
Compartilhar notícia
A ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil e copresidente do Painel Internacional da ONU, Izabella Teixeira, disse que o país permitiu “retrocessos nas emissões relacionadas ao desmatamento, na Amazônia, incabíveis”. O discurso dela ocorreu durante o Lide Brazil Conference, realizado em Londres nesta quinta (20/4) e sexta-feira (21/4).
Izabella afirmou que as emissões do Brasil relacionadas ao carbono não econômico, o “carbono do crime”, estão em 50%, enquanto, no passado, o percentual era de 15%. “Não gera riqueza, gera pobreza. Isso foi deliberadamente permitido”, declarou.
“Hoje, o desafio é enorme. Não quer dizer que o Brasil não vá fazê-lo. A posição política do atual governo é muito clara, de que vai fazer e enfrentar. Mas não precisávamos ter gastado mais tempo com algo que deveria estar no passado, que é o desmatamento ilegal da Amazônia”, pontuou a ex-ministra.
“Amazônia de pé é o Brasil de pé”
Izabella apresentou o painel sobre o novo posicionamento do Brasil em relação ao meio ambiente. Na ocasião, afirmou que, “sem a Amazônia em pé, não há segurança climática no mundo”. “Amazônia de pé é o Brasil de pé.”
Também presente no evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que o estado fará, neste ano, a concessão de três unidades de conservação, que abrangem uma área de 4,2 milhões de hectares.
“Isso permitirá que nós possamos incrementar as estratégias de transformar o estado do Pará em estado net zero [emissão zero de carbono]. Isso, por si só, não basta para que o Brasil cumpra com suas obrigações. Precisaremos restaurar áreas e, a partir daí, estamos inovando na construção do plano estadual de restauro, que será apresentado na próxima COP, em novembro, em Dubai”, anunciou.
Segundo Helder Barbalho, o Pará também fará concessão de restauro de 20 mil hectares. “É a primeira grande experiência do Brasil”, pontuou.
Entre quinta (20/4) e sexta-feira (21/4), o Lide Brazil Conference em Londres reúne ministros, governadores, mais de 250 empresários e investidores para debater os desafios econômicos e institucionais do Brasil e estimular as relações bilaterais entre as nações.
Veja, no canal do Metrópoles no YouTube, como foi o primeiro dia do Lide Brazil Conference, que ocorre em Londres: