metropoles.com

Perícia da PF e fim da intervenção são fundamentais para defesa de Ibaneis

Defesa de Ibaneis espera perícia de celulares do governador afastado e fim da intervenção para avançar na tentativa de devolvê-lo ao cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Governador ibaneis Rocha durante posse do Flávio Dino (PSB) como ministro da Justiça e Segurança no Salão Negro, no Palácio da Justiça- Metrópoles
1 de 1 Governador ibaneis Rocha durante posse do Flávio Dino (PSB) como ministro da Justiça e Segurança no Salão Negro, no Palácio da Justiça- Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), aguarda o resultado da perícia da Polícia Federal (PF) nos celulares do emedebista e o fim da intervenção federal na segurança pública para avançar na tentativa de suspender o afastamento temporário do chefe do Executivo local.

Há uma semana, na segunda-feira (23/1), os advogados de Ibaneis, Cleber Lopes e Alberto Toron, entregaram à Polícia Federal dois iPhones do governador afastado.

A entrega espontânea dos aparelhos ocorreu três dias após a PF cumprir mandado de busca e apreensão em três endereços ligados a Ibaneis. O governador não estava em Brasília no momento em que os agentes da polícia chegaram.

A defesa quer comprovar, com o resultado da perícia, que Ibaneis nada tem a esconder sobre a própria atuação em 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Após a liberação do relatório da PF, sem data para ocorrer, a defesa deve verificar se o Ministério Público Federal (MPF) apresentará algum parecer sobre Ibaneis e que possa levar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a rever a decisão de afastá-lo do cargo por 90 dias.

Caso o MPF não aja nesse sentido, os advogados devem entrar com um pedido para que o ministro reconsidere o afastamento de Ibaneis. A coluna Grande Angular apurou que, neste momento, a defesa atua com cautela, porque avalia que uma negativa de Moraes poderá protelar o retorno do governador.

Outra situação fundamental para a defesa de Ibaneis é o fim da intervenção federal na segurança pública do DF, decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tudo se encaminha para que a intervenção se encerre, de fato, nesta terça-feira (31/1).

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?