metropoles.com

Paulo Tadeu é eleito presidente do TCDF para mandato de dois anos

O conselheiro foi escolhido pelos colegas por unanimidade para ocupar a chefia do Tribunal de Contas do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TCDF
Paulo Tadeu é eleito novo presidente do TCDF
1 de 1 Paulo Tadeu é eleito novo presidente do TCDF - Foto: Divulgação/TCDF

O conselheiro Paulo Tadeu foi eleito por unanimidade presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), nesta quarta-feira (9/12). O mandato de dois anos começa em 1º de janeiro de 2021.

Paulo Tadeu vai assumir a vaga no lugar de Anilcéia Machado, que será corregedora no próximo biênio. Inácio Magalhães filho vai ocupar a Vice-Presidência.

O novo presidente do TCDF está na Corte de Contas desde outubro de 2012. Nascido em Sobradinho, o atual conselheiro foi deputado federal, distrital e secretário de Governo do DF na gestão de Agnelo Queiroz (PT). Ele era servidor da Companhia Energética de Brasília (CEB) e atuou como diretor do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Energia Elétrica.

Na primeira declaração após a eleição, Paulo Tadeu pregou a harmonia entre conselheiros, com a Câmara Legislativa (CLDF) e o governo do DF. “A melhor maneira de retribuir essa confiança que os meus companheiros depositaram em mim é trabalhar com muita seriedade na defesa da ética, da eficiência, de um tribunal que não se sinta apartado ou uma ilha do Distrito Federal. Que a gente possa trabalhar em harmonia com os demais poderes, como a Câmara Legislativa e o Palácio do Buriti”, disse.

O presidente eleito afirmou que deseja, para o próximo biênio, “paz e lealdade necessárias”. “Ser leal nem sempre significa você concordar com tudo, mas ser leal é aqueles que trabalham no sentido de nunca colocar casca de banana para que o outro acabe caindo ou mesmo para boicotar o Poder Executivo ou a Câmara. Podem esperar de mim muita lealdade”, assinalou.

Atribuições

O TCDF é um tribunal administrativo e não pertence ao Judiciário. O órgão foi criado em 1960. A Corte de Contas faz um trabalho auxiliar ao da CLDF no sentido de fiscalizar as contas públicas.

Cabe ao TCDF julgar as contas dos responsáveis por recursos públicos, realizar auditorias e análise de licitações, fiscalizar contratos e pessoal. A Corte de Contas tem sete conselheiros. É atribuição do presidente conduzir as sessões plenárias e proferir voto de desempate em processos.

3 imagens
Paulo Tadeu foi eleito presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para o biênio 2021-2022
Eleição de 2020 para a chefia do TCDF ocorreu em sessão virtual
1 de 3

Os conselheiros do TCDF elegeram, na sessão do dia 9/12, Paulo Tadeu para presidente do órgão; Inácio Magalhães Filho como vice-presidente; e Anilcéia Machado para a Corregedoria

Divulgação/TCDF
2 de 3

Paulo Tadeu foi eleito presidente do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para o biênio 2021-2022

Divulgação/TCDF
3 de 3

Eleição de 2020 para a chefia do TCDF ocorreu em sessão virtual

Reprodução/TCDF/YouTube

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?