metropoles.com

Paula Belmonte vai ao STF contra Izalci alegando vazamento de atestado

Deputada entregou atestado um dia após ter candidatura ao GDF vetada pela Federação PSDB-Cidadania. Documento diz que ela está sem condições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Fotografia colorida de rosto de mulher com mão esquerda na testa
1 de 1 Fotografia colorida de rosto de mulher com mão esquerda na testa - Foto: Reprodução/Instagram

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) decidiu ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de explicações em juízo ou interpelação criminal contra o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A parlamentar alega que o colega vazou um atestado de saúde dela.

Segundo Paula, o documento foi enviado ao senador informando que ela não poderia participar de reunião da Federação PSDB/Cidadania em decorrência de um problema de saúde. Junto com o ofício, foi enviado um atestado médico ao senador como justificativa da ausência da parlamentar.

O atestado foi assinado por um médico psiquiatra e determinava que Paula precisava de três dias de afastamento a partir de 27 de julho. A parlamentar e sua equipe reclamam que, após encaminharem o atestado apenas para Izalci, jornalistas começaram a procurá-los afirmando ter o documento em mãos.

“A nenhuma pessoa, além do senador, foi enviado o documento”, diz a equipe de Belmonte, em nota.

De acordo com o texto da interpelação da deputada, a divulgação do atestado ofende o princípio resguardado pela Lei Geral de Proteção de Dados e configura violência política contra a mulher.

Vídeo. Paula Belmonte chora após ter nome vetado ao GDF: “Foi goela abaixo”

Segundo a deputada Paula Belmonte, a interpelação tem o objetivo de reparar uma injustiça e também alertar a sociedade sobre os limites da disputa política, que não pode se tornar um vale tudo em que se atenta contra a ética e a dignidade humana.

O que diz Izalci

Em nota, a coordenação de comunicação da campanha de Izalci negou a acusação de Belmonte e disse que “não distribuiu qualquer informação a respeito da saúde da deputada federal”. O texto ainda ressalta: “A orientação do senador Izalci para todos os integrantes de sua pré-campanha é a de respeitar a privacidade das pessoas e manter o debate exclusivamente no campo político-partidário”.

Desentendimentos

Nesta terça-feira (26/7), Paula chorou em uma live no Instagram após ter o nome vetado pela executiva nacional da federação entre o PSDB e o Cidadania para disputar o governo do Distrito Federal.

Por 13 votos a 6, ela perdeu o endosso nacional de correligionários para manter a candidatura majoritária ao Palácio do Buriti. O nome referendado foi o do senador tucano Izalci Lucas.

Federação bate o martelo e escolhe Izalci como candidato ao GDF

Um dia depois, veio à tona o atestado de Paula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?