Paula Belmonte briga com primeira-dama e Ibaneis explode: “Não aceito meninice de dondoca”
Atrasada em evento, deputada federal partiu para cima de Mayara Noronha por não ter sido chamada para compor a mesa e discursar ao público
atualizado
Compartilhar notícia
Verdadeiro barraco quebrou a pompa e a cerimônia durante lançamento de um programa social feito em parceria entre o Ministério da Cidadania e o GDF no início da tarde desta sexta-feira (31/05/2019). Inconformada por não ter voz nem assento entre as autoridades presentes ao anúncio do programa, no solene Memorial JK, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) subiu nas tamancas e partiu para o ataque. O alvo da estreante no Congresso foi a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha.
No encerramento do evento para o qual se atrasou, Paula puxou Mayara pelo braço e lhe cobrou explicações. Estava exaltada. A parlamentar culpou a esposa do governador pelo boicote ao microfone, já que Mayara, atuante na área social, teve chance de discursar. Ao notar a confusão, o próprio governador Ibaneis Rocha (MDB), que não é de levar desaforo para casa, tomou as dores da mulher e passou um sabão na parlamentar. Disse que, se Paula Belmonte “quisesse reclamar, que reclamasse para ele”.
Paula retrucou, argumentando que o evento era da primeira-dama. E Ibaneis a contrariou, vociferando que a solenidade pertencia ao governo local e o governador é ele. E que se ela quisesse tomar decisão de chefe de Estado, que se candidatasse para o cargo. “Ela chegou atrasada e, diante da situação de não ser atendida, ameaçou ir para a oposição. Eu disse a ela que não ia aceitar meninices de uma dondoca. E não vou mesmo, isso é ridículo, até porque citei três vezes o nome dos parlamentares presentes, inclusive o dela”, afirmou o governador.
Outras duas parlamentares, a federal Flávia Arruda (PR) e a distrital Jaqueline Silva (PTB), já estavam acomodas na mesa principal, ao lado do governador.
Paula Belmonte, Izalci Lucas e Luís Felipe
A atitude de Paula Belmonte não deve ser interpretada como uma explosão isolada e já prenuncia um movimento eleitoral. A deputada, neófita no cenário político, é bancada pelo marido, o empresário Luís Felipe Belmonte, que financiou cada centavo de sua milionária campanha.
Também foi do bolso de Luís Felipe que saiu o dinheiro para pagar a disputa vitoriosa do senador Izalci Lucas (PSDB), de quem, aliás, o advogado é primeiro suplente. O trio trabalha nos bastidores para ter chances de, a partir de 2022, ocupar o gabinete hoje comandado por Ibaneis.
Paula Belmonte se defende
Ao Metrópoles, a deputada federal Paula Belmonte disse ter se sentido ofendida e desrespeitada como mulher e parlamentar. Ela, contudo, não quis comentar o episódio pessoalmente e, por meio de sua assessoria, afirmou que “o governador demonstrou total despreparo para o cargo que ocupa”.